As civilizações antigas são importantíssimas para a compreensão do percurso da humanidade, trazendo consigo riquezas culturais e várias novidades para a época.
MESOPOTÂMIA
Sua ocupação é estimada em 10.000 a.C. e houve um crescimento populacional enorme até 4.000 a.C. Isso levou à formação de várias cidades-Estado pelo povo sumério, governada por pateis. Entre as principais invenções durante esse período, está a escrita cuneiforme.
A Mesopotâmia foi invadida pelo povo acádio por volta de 2.400 a.C., que conseguiram unificar grande parte do território. Em seguida, o povo amorita também realizou invasões na região. No século XVIII a.C, o rei do Primeiro Império da Babilônia, Hamurabi, foi responsável pelo primeiro código de leis da humanidade, o Código de Hamurabi. A principal lei desse código é a lei do talião: olho por olho, dente por dente. Porém, dependendo da posição hierárquica do indivíduo, ele poderia sofrer penas mais leves.
Mais invasões ocorreram, dessa vez pelo povo assírio, militarizado e violento após a vitória nas guerras. O povo caldeu também realizou sua invasão, logo após a esta. O rei do Segundo Império da Babilônia, Nabucodonosor, realizou grandes obras urbanas na capital do Império. Por volta de 500 a.C., esta região estava dominada pelo Império Persa.
- Economia: atividade comercial e artesanato;
- Política: o Estado controlava as obras hidráulicas, a administração de estoques de alimentos e a cobrança de impostos;
- Religião: politeísta. Os sacerdotes e o governante tinham grande prestígio;
- Construções: palácios, arcos, decoração em baixo-relevo e os zigurates.
EGITO
Sua ocupação é desde o Neolítico. As cidades surgiram por volta de 3.500 a.C. pelos nomos. Essas cidades constituíam reinos, entre eles o Baixo Egito e o Alto Egito. Em 3.200 a.C., ocorreu a unificação dos reinos. O Império Egípcio pode ser dividido em três épocas: o Antigo Império, o Médio Império e o Novo Império, durando quase 3 mil anos, sendo dominado posteriormente por diversos povos.
- Economia: produção de cereais e outras culturas, pecuária e a pesca;
- Sociedade: servidão coletiva. Os camponeses executavam grandes obras promovidas pelo Estado, governado pelo faraó. Nomarcas, sacerdotes, burocratas e chefes militares tinham maior prestígio sobre os camponeses e artesãos;
- Religião: politeísta, com a valorização do culto monoteísta no século XIX a.C. Era o principal tema das artes;
- Escritas: hieroglífica, hierática e demótica.
HEBREUS
Sendo todas as suas informações provenientes do Antigo Testamento, o povo hebreu ocupou a Palestina por volta de 2.000 a.C. Entre os líderes do povo, é possível citar o patriarca Abraão, antecessor de Isaac e Jacó. Ambos pregavam o monoteísmo, elemento unificador do povo hebreu.
Após a escravidão no Egito, o destaque é imposto aos juízes e, em seguida, aos reis. Após a unificação da Palestina, o reino foi dividido em Israel e Judá.
Durante a dominação dos romanos, os hebreus se dispersaram pelo mundo, tal migração conhecida como diáspora.
- Economia: agricultura e pastoreio;
- Religião: monoteísta.
FENÍCIOS
- Economia: comércio marítimo;
- Política: talassocracia (controle marítimo);
- Religião: politeísta;
- Principal criação: alfabeto de 22 letras, raiz do alfabeto atual.
PERSAS
- Economia: comércio;
- Moeda: dárico;
- Política: divisão do reino em satrapias;
- Religião: masdeísmo, fundada por Zoroastro. Baseada no dualismo entre o bem e o mal.
ÍNDIA
- Sociedade: sistema de castas (brâmanes, xátrias, vaixás, sudras e dalits);
- Religião: bramanismo e budismo.
CHINA
Quero de geo tbm
ResponderExcluir