Quais desses logotipos você nunca viu?
Introdução
O capitalismo é um sistema socioeconômico cujas origens remetem à Europa do final do século XV. Desde então, ele se expandiu para todas as regiões do planeta.
Uma de suas principais características é o predomínio da propriedade privada dos meios de produção, ou seja, empresas, indústrias e propriedades rurais pertencem a pessoas que as administram sem o controle ou a responsabilidade do Estado.
Toda a função e finalidade do capitalismo é facilitar a criação e produção de valor — bens e serviços que contribuem para a vida de uma pessoa e para seu bem-estar. O capitalismo estimula que os esforços criativos e produtivos sejam direcionados para a satisfação dos desejos e das necessidades de consumo dos outros.
Etapas do desenvolvimento capitalista e suas características principais
Ao longo do tempo, algumas das características desse sistema foram se moldando às novas relações políticas e econômicas estabelecidas entre as nações. A fim de facilitar a compreensão desse processo, podemos dividir o capitalismo em quatro fases: capitalismo comercial, industrial, financeiro e informacional. A seguir, uma tabela que resume todas elas:
O capitalismo financeiro se distingue pela formação de monopólios e oligopólios. O monopólio ocorre quando uma única empresa domina determinado mercado, controlando a venda de um produto ou serviço. Já o oligopólio ocorre quando duas ou mais empresas realizam o controle do mercado.