segunda-feira, 3 de outubro de 2016

O Manifesto

Críticas, reclamações e reivindicações são o corpo do manifesto.

Objetivo

   Por meio do manifesto, uma determinada pessoa ou um grupo delas se posiciona firmemente frente a uma problemática de naturezas distintas, sejam elas sociais, políticas, culturais ou religiosas. Tal gênero atua como uma espécie de denúncia acerca de um fato que ainda não é de conhecimento de toda a população, ou ainda pode funcionar como um alerta sobre a possibilidade de um problema vir a ocorrer. Essa modalidade, remotamente cultuada, cumpre a função a que se destina, pois é só lembrarmo-nos do Manifesto Futurista, bem como do Manifesto Antropofágico, para considerarmos a efetiva recorrência, a qual se estende até os dias atuais.

Estrutura

   Seguindo os deveres de cada parágrafo do manifesto, é possível criar um texto claro e objetivo sobre o tema abordado. Veja:
  1. Título: escolha um título que chame a atenção do leitor.
  2. Corpo do texto: faça parágrafos explicando o motivo do manifesto, a justificativa para a existência dele e uma sugestão para solucionar o problema.
  3. Local, data e assinatura: Nova Iorque, 29 de agosto de 2010; John Wright Phillips (exemplo).

Exemplo

Segue abaixo um exemplo de manifesto: 

Manifesto pelos direitos dos animais
   Nós, do grupo Vida Animal, viemos por meio deste manifestar nosso repúdio às ações que visam o maus-tratos de animais, como a eliminação de animais doentes e o uso de cobaias em testes farmacêuticos.
   Entendemos que a vida deve ser preservada e que não há justificativa para tamanha crueldade.
   Exigimos a revisão de leis que tratam do assunto, uma vez que as que temos no momento não atendem mais às demandas do mundo atual.
São Paulo, 30 de abril de 2014.
Grupo Vida Animal.

Créditos ao Resumo Escolar e ao Brasil Escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário