quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Análise dimensional II - Teorema de Bridgman

Percy Williams Bridgman, premiado com um Nobel em Física.

Análise dimensional:
   Percy Williams Bridgman (1882 ~ 1961) foi um físico estadunidense, que recebeu o prêmio Nobel de Física em 1946, "pela invenção de equipamentos de alta pressão e pelas descobertas no campo da Física de Altas Pressões".
   Através do seu teorema, Teorema de Bridgman, é possível prever fórmulas físicas através do conhecimento de grandezas das quais a fórmula está em função, como veremos a seguir:


O teorema

   O teorema afirma que as únicas funções que podem ter argumentos dimensionais são produtos de potências das grandezas de base de um determinado sistema de unidades, como a seguir:
   Sendo F a fórmula procurada, k uma constante adimensional, as letras A, B, C... Z, respectivamente se referindo a grandezas convencionais, como gravidade, velocidade, força etc., e as letras romanas se referindo respectivamente aos expoentes de cada grandeza.


  Aplicação


   => Um pêndulo simples descreve um MHS (Movimento Harmônico Simples). Determine a expressão que indica o período P de oscilação deste pêndulo, tendo a massa m do corpo, o comprimento l do fio e a aceleração g da gravidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário