Sejam bem-vindos à Geografia do mundo!
E hoje iremos explorar os aspectos da Oceania e da Antártida, sendo ambos continentes do nosso planeta. Enquanto o primeiro foi o último continente a ser colonizado (Novíssimo Mundo), o segundo é famoso pelo clima frio e pelas bases de pesquisa científica instaladas por vários países. Sem mais delongas! ;)
OCEANIA
A Oceania possui 8.923.000 km², é uma ilha-continente e é composta pela Austrália, pela Papua Nova Guiné e pela Nova Zelândia (situada no Círculo de Fogo do Pacífico), além de várias ilhas dispersas pelo Oceano Pacífico, dividindo-se entre três grupos: a Melanésia, a Micronésia e a Polinésia. Na Oceania há paisagens bastante diversificadas, como desertos, praias, montanhas nevadas, fiordes e vulcões ativos, além dos recifes de corais. O bloco econômico no qual os países desse continente participam é a Apec (Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico), tendo intercâmbio países da Ásia e da América.
A Austrália possui 23,1 milhões de habitantes, relevo de planalto e planície e clima mediterrâneo, temperado, semiárido, desértico e tropical; A Nova Zelândia possui 4,5 milhões de habitantes, possui relevo de montanha e planície e clima temperado; Já a Papua Nova Guiné possui 7,1 milhões de habitantes, relevo elevado devido aos dobramentos modernos e clima equatorial. Já as etnias presentes são os aborígenes e os maoris, sendo os colonizadores de origem anglo-saxônica.
Dentre os países mais desenvolvidos do continente, destacam-se a Austrália e a Nova Zelândia. A Austrália possui um subsolo rico em minérios como urânio, zinco, ferro, chumbo, bauxita, cobre, ouro, manganês e níquel, além do carvão. Devido à emissão de CO2, à poluição e às queimadas, há uma forte preocupação quando falamos de sustentabilidade. Entre as atividades mais praticadas, ainda estão a agricultura e a pecuária para exportação. Dentre as principais cidades australianas, podemos citar a capital Camberra, o maior polo econômico Sidnei e a melhor cidade para se viver Melbourne. Já a Nova Zelândia cresceu tanto nas últimas décadas graças aos acordos de livre mercado com outros países, como o Reino Unido, sendo um dos países mais livres do mundo economicamente.
ANTÁRTIDA
A Antártida possui uma área aproximada de 14.000.000 km² e detém 90% das geleiras de todo o planeta. Esse continente é formado por duas massas de terra: a Antártida Oriental (cadeias montanhosas) e a Antártida Ocidental (bases de pesquisa). Por se localizar em um dos polos da Terra, a Antártida é o lugar mais frio do mundo, predominando o clima polar.
Por ser uma região impossível de povoar, foram assinados o Tratado da Antártida e o Protocolo de Madri para que esse continente seja utilizado exclusivamente para pesquisas científicas até 2048. Cerca de 30 países possuem bases de pesquisa científica, entre eles o Brasil. Além de pesquisas, a caça e a pesca são as principais atividades econômicas e, por esse motivo, há risco de extinção de espécies nativas.
O aquecimento global e a exploração do continente são as principais preocupações que os ambientalistas têm para o futuro, alertando os países a não se deixarem levar pelos interesses econômicos.
Então é isso! Muito obrigado a todos que reservaram um tempo para ler esta postagem. Caso alguma dúvida tenha remanescido, usem a secção de comentários para que eu possa esclarecê-las. Até a próxima!
Vejo vocês em breve.