quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Resumo - A viuvinha

Sejam bem-vindos à uma nova postagem no Prático & Básico!

E nela iremos explorar a história de A viuvinha, publicado em 1860, por José de Alencar, em capítulos no Diário do Rio de Janeiro. É um dos romances urbanos da época que retratavam a sociedade carioca do Segundo Reinado, fazendo parte do Romantismo. Sem mais delongas, aproveitem o resumo! :)

    O narrador é observador e onisciente, ou seja, tem conhecimento infinito sobre toda a história, que é contada através de uma carta enviada à sua prima, como o que acontece em Cinco Minutos, e se passa no Rio de Janeiro durante a década de 1840.
    O personagem principal da história é Jorge, que fica órfão aos 19 anos e, por ser filho único, acaba herdando toda a herança de seu pai. Na época, ele ainda era considerado menor de idade, portanto a fortuna herdada deveria ser administrada por alguém de confiança da família até que Jorge atingisse a sua maioridade. Quem se responsabilizou foi o Sr. Almeida, que era negociante e o melhor amigo do pai dele.
    Aos 21 anos, Jorge atinge a maioridade e toma posse da fortuna, que equivalia a 300 mil réis (muito dinheiro!). Seu pai tinha uma dívida equivalente a 100 mil réis quando morreu, portanto deveria quitá-la a fim de honrar sua memória. Como o protagonista ainda não tinha maturidade suficiente, acabou gastando todo o dinheiro nas “festas” em que ia, durante 3 anos, até se cansar dessa vida de mocinho.
    Após uma noite de insônia, sai pela manhã e, ao ouvir os sinos da igreja, pretende ir à missa. Naquele lugar ele acaba conhecendo Carolina, que tinha por volta 15 anos, e acaba se encantando por ela. Dois meses depois, já estavam cortejando e pretendiam se casar. Na véspera do casamento, Jorge recebe uma visita do Sr. Almeida, declarando a falência da fortuna.
   Se Jorge se casasse, não poderia sustentar sua futura família e, caso negasse o casamento, iria colocar à prova a personalidade de Carolina, além de magoar a mãe da moça, Dona Maria. Ele, então, acaba tendo uma grande ideia: a de se casar e, logo após, pôr fim à sua vida.
    O casamento foi simples. O Sr. Almeida, que estava presente no casamento, percebeu algo de estranho e decidiu investigar por si mesmo. Após o casamento, durante a noite de núpcias, Jorge dá uma bebida com sonífero para Carolina e escreve uma carta de despedida. Depois, vai à Praia de Santa Luzia, onde ocorria muitos suicídios. Porém, durante o caminho, não sabe que está sendo seguido.
    No dia seguinte, um corpo totalmente desfigurado é encontrado. Nele, há uma carteira que pertencia à Jorge, uma quantia em dinheiro e um bilhete pedindo para que façam seu sepultamento. O Sr. Almeida, sabendo do ocorrido, dá a triste notícia à esposa do falecido, agora viúva.
    A história agora se passa 5 anos após o ocorrido. Jorge ainda estava vivo. Ele havia forjado sua morte ao plantar sua carteira no corpo de alguém que havia cometido o crime antes dele e, no mesmo dia, foi para os Estados Unidos trabalhar. Além dele, o Sr. Almeida também sabia do segredo. Seu nome agora era Carlos e pretendia limpar, de uma vez por todas, o nome de seu pai.
    Após renegociar as dívidas, Jorge quer conquistar o amor de Carolina novamente. Ele acaba deixando uma rosa todos os dias na janela do quarto dela. Sua amante agora só usava roupas pretas e era conhecida como “a viuvinha”. A flor, que não tinha nenhum bilhete, deixava a moça curiosa e, ao mesmo tempo, culpada por ainda estar prestando luto ao esposo.
    Certo dia, a rosa veio acompanhada de um bilhete de encontro. Carolina aceitou o convite. Os dois se reencontraram, mas ela não o reconheceu. Disse que ainda amava o marido, o que levou Jorge a confessar o que havia feito. Ela o perdoa e acabam se mudando para uma fazenda, que ficava bem distante de onde moravam. Finalmente estavam vivendo a vida de casados.

Então é isso! Este é o primeiro resumo de uma obra literária aqui no blog, por isso espero muito que tenham gostado do resultado. Deem sugestões do próximo resumo através da secção de comentários. Até a próxima!

Vejo vocês em breve.
 x 

2 comentários: