quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Calculando a área das principais figuras planas

O cálculo de áreas é importantíssimo para a construção civil.

Primeiras palavras

   A seguir, aprenderemos a como calcular a área das diversas figuras planas existentes. O conteúdo será essencial não só para resolver exercícios, provas e vestibulares, mas também para o cotiiano, onde nos deparamos com diversas situações em que há a necessidade de se calcular áreas de diferentes formatos. Vamos prosseguir!

Área de triângulos

    Será demonstrada três maneiras básicas de se calcular a área de um triângulo: através da fórmula usual, pela Fórmula dos Lados e pelo Teorema de Heron. Confira a fórmula usual.


   Já na Fórmula dos Lados, devemos multiplicar os lados adjacentes pelo seno do ângulo formado e dividir por 2, da seguinte forma.


   Pelo Teorema de Heron, devemos saber os lados do triângulo. Sabendo disso, descobriremos o perímetro e, com essa informação, dividiremos por 2 para obter o semiperímetro. Sabendo disso, basta aplicar a seguinte fórmula.


Área de quadriláteros

   Para calcular a área do quadrado é bem simples, basta elevar o valor de seu lado ao quadrado.


    Para calcular a área do retângulo é preciso multiplicar sua base pela sua altura. A fórmula é a mesma para o paralelogramo.



Já para calcular a área do trapézio, devemos somar a base menor com a base maior, multiplicar pela altura e dividir por 2, da seguinte maneira.


   Finalizando os quadriláteros, para calcular a área do losango deve-se multiplicar a diagonal maior com a diagonal menor e dividir por 2, desse jeito.


Área da circunferência

   Para calcular a área da circunferência devemos saber qual o raio dessa circunferência e em seguida utilizar a fórmula expressa a seguir.


Áreas diversas

   Para finalizar, aprenderemos a como calcular a área de um polígono regular. Para demonstrar a fórmula, será utilizado um hexágono. Observe. 

 

   Para descobrir h (apótema), basta fazer o Teorema de Pitágoras em um dos triângulos, já que o hexágono foi dividido em seis triângulos equiláteros. 

   Caso queira calcular a área de um polígono irregular, deverá dividi-la em vários triângulos, descobrir a área de todos eles e em seguida somar as mesmas. Irei resolver um exemplo utilizando o Teorema de Heron.


   Começaremos pelo triângulo A. Sabendo que seu perímetro é 159.6, quer dizer que seu semiperímetro é 74.8, basta resolvermos usando a fórmula. Considere a medida dos lados em cm, portanto a área será em cm².
   

   Depois do trabalho imenso, ainda faltam os triângulos B, C e D. Utilizando as mesmas fórmulas, obteremos os seguintes resultados.


Finalmente, a área desse hexágono irregular é de 2843,25 cm². 
Obrigado pela sua visita, continue antenado aqui no Prático & Básico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário