Fertilizantes agrícolas são produzidos a partir de uma amida, a ureia.
Funções Orgânicas
- I - Álcool, enol e fenol
- II - Ácido carboxílico, aldeído, cetona e éter
- III - Haletos orgânicos
- IV - Amina
- V - Amida
- VI - Nitrocomposto
Definição
Amidas, por definição, são compostos derivados teoricamente do NH3 pela substituição de um hidrogênio por um grupo acila. A fórmula geral da amida é expressa da seguinte forma:
No lugar do radical (R), pode existir apenas um hidrogênio ou então um grupo alquila ou arila. Na imagem a seguir, aparecem os exemplos respectivos:
Há também compostos mistos, em parte amida, em parte amina. Isso acontece quando o grupo alquila ou arila substituem um ou os dois hidrogênios ligados ao átomo de nitrogênio da fórmula geral da amida. Caso seja um hidrogênio, ela será classificada como amida N-monossubstituída, e caso seja os dois, será chamada de amina N,N-dissubstituída. A letra N indica nitrogênio.
Além delas, são comuns amidas secundárias cíclicas, chamadas de imidas.
Nomenclatura das amidas
A nomenclatura das amidas é baseada na nomenclatura dos ácidos carboxílicos. Basta trocar a terminação ÓICO (IUPAC) ou ICO (usual) por AMIDA. Veja a seguir:
Presença das amidas
A amida mais importante no cotidiano é a ureia. Ela é um sólido branco, cristalino, solúvel em água e constitui um dos produtos finais do metabolismo dos animais, sendo eliminada pela urina. Esse composto orgânico está presente em adubos, na alimentação do gado, como estabilizador de explosivos e na produção de resinas e medicamentos (sedativos, hipnóticos etc.).
Nenhum comentário:
Postar um comentário