As soluções são muito importantes no cotidiano. |
Soluções
⇨ IV - Titulação
Uso de uma pipeta. |
Titulação é um processo clássico utilizado para determinar a concentração de uma solução a partir da adição de uma solução que reage com a anterior em proporções conhecidas e definidas.
Vamos apresentar o processo em etapas para melhor entendimento:
I) Com o auxílio de uma pipeta, transfere-se uma quantidade da solução de concentração desconhecida (esta será chamada de solução-problema) para um erlenmeyer. A porção retirada da solução-problema é chamada de alíquota, e o processo é chamado de retirada de alíquota.
II) Em seguida, monta-se um esquema mostrado na figura ao lado. Na bureta estará uma solução com um soluto que reage com a alíquota. Por exemplo, se a solução-problema for ácida, a solução titulante (solução com concentração conhecida) pode ter uma base.
III) Adiciona-se um indicador de pH adequado no erlenmeyer com a alíquota. No caso apresentado no passo II, o ideal seria um indicador ácido-base, como fenolftaleína.
IV) Com uma torneira, lentamente adiciona-se a solução titulante à alíquota, com agitação constante. No momento em que o indicador mudar de cor (viragem do indicador), fecha-se a torneira imediatamente. Observando o volume deslocado da solução titulante de acordo com a bureta, quantificam-se os resultados da reação e realizam-se os cálculos adequados.
Para melhor entendimento, vamos realizar um exemplo: imagine que você queira descobrir a molaridade de uma solução de 2 L de ácido clorídrico (HCl). Para isso, você retira 300 mL da solução-problema, e prepara uma solução titulante de 500 mL com 0,8 M de hidróxido de sódio (NaOH). Ao realizar os procedimentos adequados, você percebe que, na viragem do indicador, 150 mL da solução titulante foram deslocados da bureta.
I) Primeiro vamos calcular a quantidade de NaOH que reagiu:
n = MV ; n = 0,8 * 0,15 ; n = 0,12 mol NaOH
II) Vamos quantificar os valores na reação, através de estequiometria:
Logicamente, se tiveram que reagir 0,12 mol de HCl para neutralizar completamente a reação, então antes de ela ocorrer também havia 0,12 mol.
III) Daí, pegamos o valor da alíquota para calcular a molaridade. Por proporção, a molaridade de 300 mL deve ser igual a molaridade de 2 L:
M = n/V ; M = 0,12/0,3 = 0,4 M HCl
Logo, a molaridade da solução é 0,4 M HCl.
Nenhum comentário:
Postar um comentário