quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Os fenômenos climáticos e a interferência humana

O efeito estufa é um fenômeno climático.

   A ação antrópica é uma das principais modificadoras do meio geográfico. Em sua maioria, é a principal causadora de danos na natureza, através das queimadas florestais ou emissões em usinas termelétricas e fábricas. Por esses motivos, há aqueles que buscam o equilíbrio ambiental e um mundo mais sustentável. A seguir, estudaremos os fenômenos climáticos e a influência da ação humana nos mesmos.

Efeito estufa e aquecimento global


   O efeito estufa é um fenômeno natural e necessário para o desenvolvimento da vida no planeta. Com o desenvolvimento da sociedade urbano-industrial, ampliou-se a produção de gases, como o dióxido de carbono, o gás metano e o óxido nitroso, intensificando o efeito estufa e gerando elevação na média térmica planetária. Isso resulta em consequências prejudiciais à sobrevivência humana.
   Dentre os países que mais têm participação, historicamente, no aumento das emissões de gases que intensificam o efeito estufa, destacam-se: os Estados Unidos, países da Europa, o Leste da Ásia e países emergentes da América do Sul.
 Algumas das consequências do aumento do efeito estufa: 
  • Derretimento das calotas polares, que provocam a elevação do nível médio dos oceanos, afetando a flora e fauna locais; 
  • Intensificação de fenômenos climáticos, como secas, chuvas, furacões; mudança nos biomas.
   Dentre as consequências que teremos no Brasil, segundo afirmam a maioria dos cientistas, temos: 
  • Possível savanização na região da Floresta Amazônica; 
  • Intensificação das secas no Nordeste; 
  • Perda da biodiversidade no Pantanal; aumento de chuvas na Região Sudeste; 
  • Aumento de temporais na Região Sul, que ficará mais quente.
Redução da camada de ozônio
   

   A camada de ozônio é uma camada de gás que envolve a Terra, localizada na estratosfera, composta pelo gás ozônio (O3). Serve como uma capa ou um filtro que protege o planeta terra das radiações solares, totalmente nocivas para os seres humanos, animais e plantas. Porém ela está seriamente ameaçada por causa de gases poluentes, como os CFCs (Cloro-Flúor-Carbono).
   Naturalmente, esses raios nos atingem, e quanto mais estreita for a camada de ozônio, mais seremos prejudicados. A cada 1% de redução da camada de ozônio, aumenta 2,5% da incidência de melanomas na pele.
   Para o meio ambiente, o risco é na redução da produção agrícola, problemas na cadeia alimentar, desequilíbrio do clima e a ameaça ao plâncton, pois são importantíssimos para a cadeia alimentar marinha e absorvem metade das emissões de dióxido de carbono do planeta.

Ilha de calor


   Uma das maiores causas para a ocorrência desse fenômeno causado pela urbanização é a impermeabilização do solo. Nesse solo impermeável, as águas das chuvas torrenciais não têm por onde escoar, ao contrário do que ocorre em áreas que contam com maior cobertura vegetal. 
   O excesso de superfícies concretadas acarreta a maior absorção e retenção do calor, o que promove a formação das ilhas de calor, que, além de desconforto térmico, provocam chuvas precoces em áreas centrais.

Chuva ácida


   A chuva ácida ocorre quando alguns óxidos se encontram na atmosfera e quando entram em contato com o vapor de água formam substâncias ácidas (ácido sulfúrico [H2SO4] e ácido nítrico [HNO3]) que precipitam em forma de chuva, mais precisamente de chuva ácida. Estes óxidos são dióxido de enxofre (SO2), dióxido de nitrogênio (NO2) e monóxido de nitrogênio (NO) principalmente e são liberados primordialmente pela queima de combustível dos automóveis e das indústrias, entre outras reações de queima em menor escala. Com isso, o solo perde nutrientes, as plantas reduzem a absorção de nutrientes, as folhas e a pele de animais, como os anfíbios, são danificadas.

Inversão térmica


   A inversão térmica é uma situação que ocorre no inverno, com a chegada de uma frente fria. Esta mantém os gases poluentes próximos ao solo, cobertos por uma camada de ar quente que não permite a circulação do ar. Esse fenômeno natural, combinado com uma grande concentração de poluição no ar, constitui um sério problema ambiental.

El Niño


   El Niño é um fenômeno climático natural que tem relação direta com alterações nos ventos alísios. Ocorre em ciclos que variam de 2 a 7 anos, com duração de 12 a 18 meses. No Brasil, durante a ação do El Niño, a Região Sul terá grande concentração de chuvas. Já os estados do Nordeste e do Norte terão temperaturas mais altas e clima mais seco. O fenômeno La Niña é o oposto do El Niño, geralmente acontecendo logo depois dele. No Brasil, durante a ação da La Niña, a Região Sul terá poucas chuvas, ficando mais seca. Já grande parte do Norte e do Nordeste ficará mais chuvosa. Ambos os fenômenos afetam a dinâmica atmosférica em escala planetária.

Principais acordos internacionais


   A seguir, você confere os principais acordos internacionais firmados até o ano de 2016.
  • Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente Humano, realizada em Estocolmo em 1972. Ela contou com a participação de representantes de mais de 100 países e aprofundou discussões sobre os impactos ambientais causados pela pressão demográfica e a poluição atmosférica. Essas discussões permitiram o desenvolvimento de um acordo internacional firmado em 1987, o Protocolo de Montreal, que estabeleceu a redução do gás CFC (Cloro-Flúor-Carbono), responsável pela destruição da camada de ozônio;
  • Em 1992 ocorreu na cidade do Rio de Janeiro a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Eco-92). Essa conferência contou com representantes de 178 países, entre chefes de Estado e representantes de organizações governamentais e não governamentais. Seu principal objetivo era firmar acordos para minimizar os impactos da ação humana no meio ambiente. A Agenda 21 – conjunto de objetivos a serem alcançados globalmente, visando um século XXI mais sustentável – é produto dessa conferência;
  • Dessas discussões, frutificou em 1997 o Protocolo de Kyoto, assinado na cidade japonesa de mesmo nome. Esse acordo visa reduzir a emissão de gases de efeito estufa, ou seja, causadores do aumento da temperatura média do planeta. Os Estados Unidos não ratificaram esse protocolo;
  • A conferência Rio+20 aconteceu na cidade do Rio de Janeiro vinte anos depois da Eco-92. Buscou-se nessa conferência ampliar as ações da chamada Economia Verde.

6 comentários:

  1. muitooo bem explicado!!! PARABÈNS!

    ResponderExcluir
  2. Aonde tá as perguntas pra responder??

    ResponderExcluir
  3. Eu com um aperto no coração lendo isso é tentando falar para meu pai vender a moto e comprar uma bike.

    ResponderExcluir
  4. exelente pesquisa ficou muito bom resumido.....

    ResponderExcluir
  5. conteúdo excelente muito bem explicado com detalhes e curiosidades muito importantes e extremamente interessantes

    ResponderExcluir