segunda-feira, 30 de maio de 2016

Polaridade

A polaridade regula os polos de um átomo.
Relembre!

   É muito importante relembrarmos de uma propriedade periódica, a eletronegatividade, ou seja, a capacidade que um átomo tem de "puxar" elétrons para próximo de si. Veja a relação dos elementos mais eletronegativos:

(mais forte) F > O > N > Br > I > S > C > P > H (mais fraca)

   Os gases nobres possuem a menor eletronegatividade, pois uma vez que já possuem 8 elétrons, que segundo a regra do octeto indica estabilidade, não têm tendência significativa a perder elétrons.

   Lembre-se de como encontrar a geometria molecular das moléculas, pois serão importantes no nosso estudo.

O que é polaridade?

   Dependendo da ligação entre átomos e da eletronegatividade de cada, pode acontecer de um átomo atrair com mais intensidade elétrons para perto de si.
   Isso gera uma "deformação" na eletrosfera, que chamamos de polos. Veja:


   Definimos como polar a estrutura que forma polos, ou seja, cargas. Definimos como apolar a estrutura que não forma polos, ou seja, os átomos estão distribuídos igualmente na ligação.
   Note que compostos iônicos sempre serão polares, já que, como eles formam íons cátions (+) e ânions (−), ou seja, há transferência de elétrons, eles formam cargas totais, uma totalmente positiva (a do cátion) e uma totalmente negativa (a do ânion).
   A polaridade das ligações ou moléculas covalentes dependerá de sua estrutura, veja as regras a seguir:

Para descobrir a polaridade das ligações:

   Ligação apolar: se não houver diferença de eletronegatividade (chamada de momento do dipolo), ou seja, a ligação for entre átomos iguais. (Exemplos: H2, O3)
   Ligação polar: se houver diferença de eletronegatividade, ou seja, a ligação for entre átomos diferentes. (Exemplos: HCl, CO)

Para descobrir a polaridade das moléculas:
   Deve-se fazer uma análise vetorial a partir da geometria molecular da molécula. Caso a soma deles se anulem, a molécula é apolar, se não, é polar.

Os vetores se anulam, logo, não há diferença de eletronegatividade, ou seja, a molécula é apolar.

Há um vetor resultante, logo, a molécula é polar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário