A estequiometria pode ser usada para prever reações químicas. |
Módulo: Estequiometria
- I: Introdução e relação mol-mol
- II: Relação massa-massa
- III: Relação mol-massa
- IV: Relação massa-Nº de moléculas
- V: Relação massa-volume (CNTP)
- VI: Casos específicos
Relação mol ~ massa
Como sempre, procure refazer as questões, por questões de cálculo e entendimento! Geralmente a questão dará a nomenclatura do composto ao lado de sua fórmula, para facilitar a identificação na reação.
A) (UFG/2014 - Adaptada) A combustão de gasolina e do óleo diesel libera quantidades elevadas de poluentes para a atmosfera. Para minimizar esse problema, tem-se incentivado a utilização de biocombustíveis como o biodiesel e o etanol. O etanol pode ser obtido a partir da reação abaixo:
Considerando o exposto e o fato de que uma indústria alcooleira utilize 100 mols de glicose, qual será quantidade máxima obtida de álcool, em gramas? (Dados: H = 1; C = 12; O = 16)
Sempre leve em consideração, acima de tudo, as grandezas (mol e massa) |
B) (Udesc/2011 - Adaptada) A reação a seguir mostra a reação envolvida no processo de obtenção do formaldeído a partir do metanol, por reação com gás oxigênio em presença de prata como catalisador.
Sabendo-se que o rendimento da reação é de 100%, qual a massa de formaldeído obtida pela reação de 10 mols de metanol? (Dados: C = 12; H = 1; O = 16)
C) A Síntese de Haber-Bosch refere-se a um processo, hoje, largamente empregado em escala industrial. Nesse caso os parâmetros que interferem na reação química entre nitrogênio e hidrogênio são idealmente ajustados a fim de maximizar a síntese do amoníaco. Essa reação é mostrada na equação abaixo:
Indique quantos mols de gás hidrogênio serão necessários para produzir 136 g de amônia.
(Dados: N = 14; H = 1)
(Dados: N = 14; H = 1)
136 / 17 = 8 |
Nenhum comentário:
Postar um comentário