terça-feira, 24 de maio de 2016

Estequiometria I – Introdução e relação mol-mol

A estequiometria pode ser usada para prever reações químicas.
  Módulo: Estequiometria
Relembre!

  Para um aprendizado bacana, relembraremos de alguns conteúdos importantes. Em primeiro lugar, o cálculo de massa molar.
  Cada elemento químico possui sua massa atômica. Para calcular a massa molar de uma molécula, basta somar a massa atômica de cada componente
Ex.: C6H12O6 (glicose) => M(Carbono) = 12; M(Hidrogênio) = 1; M(Oxigênio) = 16
MM = 6 * 12 + 12 * 1 + 6 * 16
MM = 72 + 12 + 96
MM = 180

A massa molar é medida em g/mol.
  A partir destas grandezas e da regra de 3 ocorre o cálculo estequiométrico, que é o cálculo usado para relacionar quantidades de reagentes e produtos. É simples, porém o resultado geralmente resulta em um número decimal, o que muitas vezes confunde os alunos.
  É importante também ter noção sobre balanceamento de equações, já que as reações das questões podem vir desbalanceadas. Ao decorrer deste módulo, todas estarão balanceadas, pois o objetivo é trabalhar com o cálculo.


Relação mol ~ mol

  Trabalharemos o cálculo estequiométrico, em todos os casos, a partir de exemplos. já que este se resume em cálculo. Sempre simplifique as regras de 3 como nos exemplos abaixo, para facilitar o trabalho.

  A) (Cafet-MG/2013 - Adaptada) No processo de obtenção de alumínio, metal utilizado na fabricação de latinhas de refrigerantes, ocorre uma etapa de extração do minério (bauxita) que gera um produto intermediário, a alumina (Al2O3), com 100% de rendimento. A equação que descreve a redução do alumínio (eletrólise) envolvida nesse processo é:


  Quantos mols de alumínio serão produzidos na reação de 13 mols de óxido de alumínio?
4 / 2 = 2
OBS.: Quando o coeficiente não aparecer, é porque ele vale 1!


  B) No sentido tradicional, combustíveis são materiais que emitem calor ao reagirem com o oxigênio, num processo de combustão. Esta propriedade permite que uma quantidade de massa de um combustível desempenhe o papel de reservatório de energia, capaz de armazená-la em sua estrutura química até o momento de ser usada. A reação da combustão completa da gasolina é definida pela equação:


Determine a quantidade de mols de água produzidos a partir de 100 mols de gás oxigênio, numa combustão completa da gasolina.

100 / 12,5 = 8

Nenhum comentário:

Postar um comentário