terça-feira, 12 de abril de 2016

Coesão e coerência

    A seguir, um olhar superficial e pouco aprofundado sobre coesão e coerência.

COESÃO E COERÊNCIA


  • Coesão
    São os conectivos que ligam elementos no texto (palavras, orações, períodos, parágrafos), que criam harmonia entre os elementos de um texto.

Exemplo: A magia das palavras é enorme, pois elas expressam a força do pensamento. As mesmas têm o poder de transformar e de conscientizar (neste exemplo, o pronome mesmas, que substitui o substantivo palavras do primeiro período, funciona como elemento de coesão).

  • Coerência
    Coerência é a propriedade do texto que permite que se construa sentido a partir dele, estabelecendo uma lógica entre suas partes e entre o próprio texto e a situação de sua ocorrência. Um mesmo texto pode parecer coerente (interpretável) para um leitor/ouvinte e não para outro.

Exemplo: Aquele garoto não gosta de futebol e, portanto, fica chamando seus amigos para jogar (incoerência, porque quem não gosta de um esporte evita praticá-lo). Fanático por futebol, o pai de João obriga o filho a jogar. Mas aquele garoto não gosta de futebol e, portanto, fica chamando seus amigos para jogar. Assim, ele pode ficar a um canto enquanto os amigos jogam, e a algazarra que fazem dá ao pai a falsa impressão de que o filho está se divertindo (coerência restabelecida por acréscimo de informações).

Fonte: WIKIPEDIA, Coerência e coesão: Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Coer%C3%AAncia_e_coes%C3%A3o> Acesso em: 12 abr. 2016.
 x 

Nenhum comentário:

Postar um comentário