segunda-feira, 14 de março de 2016

Espermatogênese

   Espermatogênese é o processo de formação dos espermatozoides pelo sistema genital masculino. Os espermatozoides são produzidos na gônada masculina, no testículo. Dentro do testículo existem milhares de tubos chamados de túbulos seminíferos, e é onde o espermatozoide é produzido.

   O processo inicia-se desde a formação do indivíduo, onde as espermatogônias, células iniciais (2n) que darão percusso à reprodução dos espermatozoides, multiplicam-se lentamente. A partir da puberdade, este processo acelera. Essas células crescem e multiplicam seus cromossomos, se tornando espermatócitos primários, também diploides.
   Daí, o espermatócito I passa pela primeira divisão meiótica, gerando dois espermatócitos secundários haploides (n, 23 cromossomos). Estes passam pela segunda divisão meiótica, em que os dois espermatócitos II se dividem em quatro espermátides (cada espermatócito II forma dois) haploides. As espermátides passam, então, por um processo chamado de espermiogênese, no qual se transformam em espermatozoides, os gametas masculinos. Veja uma imagem da espermatogênese:



Nenhum comentário:

Postar um comentário