Olá amigos!
Neste post será explorada a teoria da evolução das espécies, de Charles Darwin, cientista inglês, com uma visão histórica. A História trabalha com o tempo e o espaço, ou seja, ela pretende descobrir quando e onde um evento histórico ocorreu, sendo o conhecimento válido por fontes históricas até ser refutado. Sabendo disso, vamos dar um passo.
O INÍCIO
O livro A origem das espécies, de Charles Darwin, impulsionou diversas pesquisas arqueológicas. Descobriram diversos vestígios deixados pela ação humana e fósseis na África, por isso esse continente é considerado o berço de todas as civilizações. Com isso, surgiram vários adeptos do darwinismo, com a crença na seleção natural e na mutação. Ainda hoje há debates sobre a Evolução e o Design inteligente.
DARWINISMO SOCIAL
Na Europa do século XIX, o filósofo Herbert Spencer afirmava a existência da seleção natural na sociedade, justificando a dominação de povos sobre outros e confirmando esta superioridade. Atualmente, essa ideia é ultrapassada.
OS MAIS ANTIGOS HOMINÍDEOS
O fóssil do mais antigo hominídeo conhecido atualmente foi encontrado no centro-norte da África, especificamente no Chade, com idade aproximada entre 6 e 7 milhões de anos. Ele é do gênero Sahelanthropus tchadensis e batizado de Toumai. Em regiões próximas, também foram encontrados fósseis hominídeos do gênero Australopithecus, com idade aproximada de 4 milhões de anos, além do gênero Homo, com idade aproximada entre 2 e 3 milhões de anos.
A EXPANSÃO HUMANA
Não se sabe ao certo qual é a rota correta, por isso na imagem é possível observar três.
APARÊNCIA DOS HUMANOS
Os nossos ancestrais possuíam diferenças gritantes dos humanos atuais.
PRÉ-HISTÓRIA
Grande parte do conhecimento da Pré-História deve-se graças às pinturas rupestres e diversas descobertas arqueológicas. A História inicia com a invenção da escrita.
PALEOLÍTICO
O Paleolítico refere-se ao período quando os nossos antepassados produziram os primeiros artefatos em pedra lascada, tendo destaque entre os outros animais. Os primeiros grupos humanos viviam coletivamente e todos se dedicavam à tarefas básicas. Para que o processo se tornasse mais eficiente, a divisão natural do trabalho foi empregada.
Na época, os humanos eram nômades, ou seja, quando os recursos acabavam, o grupo tinha que se mudar para outro local. Foi nesse período que se dá a descoberta do fogo.
NEOLÍTICO
O Neolítico refere-se ao período quando os nossos antepassados produziram os primeiros artefatos em pedra polida, passando a exercer domínio sobre a natureza. Esse domínio pode ser observado através da agricultura e da pecuária.
Com isso, os humanos passaram a ser sedentários, ou seja, passaram a se fixar em um lugar. Isso fez com que a organização social do grupo passasse por mudanças.
IDADE DOS METAIS
A partir da Idade dos Metais, nossos antepassados produziram os primeiros artefatos em metais. Diferentes grupos humanos passaram a se envolver em conflitos e os mais fortes eram aqueles que tinham ferramentes de metais. Foi nessa época que surgiu o Estado. A transição para a Idade Antiga se dá com a invenção da escrita.
Então é isso! Muito obrigado a todos que acompanharam esse post até o final. Caso tenham gostado, não se esqueçam de compartilhar para seus amigos. Até a próxima!
Vejo vocês em breve.
Nenhum comentário:
Postar um comentário