Grandezas
Na física, chamamos de grandeza qualquer coisa que pode ser medida. As grandezas podem ser divididas em grandezas vetoriais e grandezas escalares.
As grandezas escalares só necessitam de um valor para completar seu sentido. Temos como exemplo o tempo, já que precisamos somente do módulo (valor) do tempo e a unidade de medida (segundos, minutos, hora etc.) para seu compreendimento.
Já as grandezas vetoriais dependem de outras informações para compreendimento total. Temos como exemplo: "eu me movi um km". Só com este fragmento não é possível determinar o local específico para onde se moveu. Para fazer sentido, a distância precisaria também de um sentido (direita/esquerda, cima/baixo) e uma direção (horizontal/vertical).
Alguns exemplos de grandezas vetoriais são: força, velocidade, aceleração, deslocamento...
Alguns exemplos de grandezas escalares são: volume, temperatura, comprimento, peso...
Na física, utiliza-se dos vetores para representar grandezas vetoriais. Um vetor é representado por uma seta, e sempre possui um módulo (valor), um sentido e uma direção.
Dois vetores são iguais quando possuem mesma direção, sentido e módulo. Dois vetores são opostos quando têm o mesmo módulo, direção e sentidos contrários. Veja a imagem:
Operações com vetores
Para determinar o vetor soma, utilizamos a seguinte fórmula:
Para descobrir o valor (modulo) do vetor soma, utilizamos a seguinte fórmula caso os dois vetores tenham a mesma direção e mesmo sentido:
R = a + b
Para descobrir o módulo de dois vetores que têm a mesma direção e sentidos contrários, utilizamos a seguinte:
R = a - b
Já para descobrir o módulo do vetor soma de dois vetores com direções e sentidos diferentes, utilizamos o método do paralelogramo:
Onde o cosseno é do ângulo formado entre o vetor a e b.
Se dois vetores forem perpendiculares (formarem um ângulo de 90º), utiliza-se o teorema de Pitágoras para descobrir o módulo do vetor resultante:
Decomposição de vetores
Podemos substituir um vetor soma dado por duas componentes ortogonais, que formam um triângulo retângulo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário