terça-feira, 8 de setembro de 2015

Guerra Fria - Resumo

  A Guerra Fria foi um período de 1945 a 1991, onde duas superpotências mundiais (Estados Unidos e União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, ou URSS) disputavam indiretamente o domínio de áreas de influência.

  De um lado estavam os Estados Unidos, com uma ideologia capitalista, e o outro a URSS, com uma ideologia socialista.Veja uma comparação entre as duas ideologias:




  O contexto da guerra se inicia no fim da Segunda Guerra Mundial. Com a vitória dos Aliados (EUA, URSS, Inglaterra) sobre o Eixo (Alemanha, Itália, Japão).

  Emergem duas superpotências, uma com ideologia totalmente contrária a outra. A partir daí, já se vê um clima de tensão surgindo.

  Pode-se marcar o fim da Segunda Guerra com o lançamento das bombas atômicas sobre Hiroshima e Nagasaki, no Japão, levando ao rendimento incondicional. Isso foi, na verdade, um aviso à URSS dos EUA, mostrando o seu poder bélico.

  Depois, fica-se sabendo que a URSS também contava com armamento nuclear, o que levou a um pânico por parte do governo estadunidense, iniciando o chamado Macarthismo, em que os Estados Unidos perseguiram e espionaram agressivamente qualquer pessoa suspeita de conspirar com os comunistas. Não havia provas para a maioria dos casos. (Joseph McCarthy foi uma pessoa executada nesse movimento, e se tornou o símbolo do período, com o nome)

  Essa intensa corrida nuclear assustou o mundo. Não é exagero, tanto os EUA quanto a URSS tinham poder bélico para explodir o mundo diversas vezes. Este medo que uma guerra direta explodisse entre as potências apavorou todo o mundo. Este medo ficou conhecido como Terror Nuclear.

  A guerra foi marcada por intensos conflitos políticos, de disputas ideológicas e pela corrida armamentista, militar e espacial. Os dois países utilizaram-se da espionagem (CIA, por parte dos EUA, e KGB por parte da URSS) para satisfazer seus interesses.

  Nesse contexto, foi criado o Plano Marshall, um plano de reconstrução econômica dos países Aliados europeus, que foram prejudicados na Segunda Guerra Mundial, e conquistar apoio político. Também foi criada a COMECON pelos soviéticos, que tinha o mesmo objetivo.

  Os Estados Unidos criou também a OTAN (Organização do Tratado do Atlântico-Norte), um pacto militar entre países aliados aos EUA, unindo seus exércitos no caso de uma ameaça externa ao tratado. Enquanto isso, a URSS criou o Pacto de Varsóvia.

  O símbolo da Guerra Fria foi o Muro de Berlim, um muro construído pelos soviéticos em Berlim, na Alemanha, que dividia a Alemanha Ocidental (capitalista) e a Alemanha Oriental (socialista), evitando fugas. A divisão entre países capitalistas e socialistas através do muro ficou conhecido como Cortina de Ferro.

  O termino da guerra é considerado por alguns historiadores em 1989, que marcou a Queda do Muro de Berlim, porém o conflito foi realmente finalizado em 1991, com o fim da URSS.


2 comentários:

  1. Respostas
    1. Errado. Socialismo não é Comunismo, embora posa ser um dos intrumentos e o principal instrumento para se atingir o Comunismo. Da mesma forma, o Capitalismo não é Fascismo, embora posa ser um dos instrumentos e o principal para se atingir o Fascismo.

      Pode existir Socialismo e Capitalismo num Estado ou País livre e democrático. O que dificilmente poderá haver é Comunismo sem condicionamento de certas liberdades e Fascismo sem condicionamento dos que menos tem com intensão de os manterem oprimidos e subjugados.

      Excluir