quarta-feira, 10 de junho de 2015

Orações subordinadas substantivas

Aloha!


Estou aqui para continuar nosso conteúdo das Orações subordinadas! Vimos na última postagem as orações subordinadas adjetivas, um conteúdo de introdução. Caso não a viu, clique aqui. Sem mais delongas, vamos lá!

ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA SUBJETIVA

Exemplo: Convém que você vá conosco.

Nesta classificação nós vamos observar se há sujeito na oração principal. É fácil de identificar. Se não tiver, classificaremos esse período como Oração subordinada substantiva subjetiva. A oração principal depende da outra oração em relação ao sujeito.

ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA OBJETIVA DIRETA

Exemplo: Eu acho que fizemos a coisa certa.

Nesta classificação nós vamos observar a classificação do verbo. Quem acha acha alguma coisa. Sendo o verbo da oração principal um verbo transitivo direto, classificaremos esse período como Oração subordinada substantiva objetiva direta.

ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA OBJETIVA INDIRETA

Exemplo: Eu insisto em que você permaneça conosco.

Mesmo raciocínio desta última classificação. Quem insiste insiste em alguma coisa. Sendo o verbo da oração principal um verbo transitivo indireto, classificaremos esse período como Oração subordinada substantiva objetiva indireta.

ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA COMPLETIVA NOMINAL

Exemplo: Sinto orgulho de que seu objetivo foi alcançado.

Parecido com a última classificação devido ao uso de preposição. Veja que a oração subordinada substantiva não completa o verbo, mas sim o nome (orgulho). Por isso esse período recebe a classificação de Oração subordinada substantiva completiva nominal.

ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA PREDICATIVA

Exemplo: Minha esperança era que tudo se resolvesse o mais breve possível.

Muito fácil. Observe o verbo de ligação era. Após um verbo de ligação, vem um predicativo. Por isso esse período é classificado como Oração subordinada substantiva predicativa.

ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA APOSITIVA

Exemplo: Queria apenas uma coisa: que tudo fosse como antes.

Muito fácil também. Observe o emprego dos dois pontos. Quando eles aparecerem, veremos a presença de um aposto na oração subordinada, por isso a classificação de Oração subordinada substantiva apositiva.

Acho que nos despedimos por aqui. Muito obrigado pela sua companhia, amigo!

Vejo você em breve.

 x 

1 comentários: