segunda-feira, 1 de junho de 2015

Orações subordinadas adjetivas

Vamos dançar o Tango!


Como vai? Hoje vamos aprender como classificar uma oração subordinada adjetiva. Das três orações subordinadas, essa é a mais fácil, pois existem apenas DUAS classificações. Esta semana quero apresentar a vocês todas orações subordinadas e sem mais delongas, vamos lá!

ORAÇÃO SUBORDINADA ADJETIVA RESTRITIVA

Exemplo: A mulher que mora no 14 me bateu!

Essa classificação é usada quando há uma restrição, ou seja, uma especificação. Quando eu digo que a mulher que mora no 14 me bateu, eu estou especificando a mulher que me bateu: a mulher que mora no 14. Esse é o princípio da oração subordinada adjetiva restritiva: restringir, especificar.

ORAÇÃO SUBORDINADA ADJETIVA EXPLICATIVA

Exemplo: Ela, que é meiga e carinhosa, me elogiou.

Essa classificação é usada quando há uma explicação. Quando eu digo que ela é meiga e carinhosa, estou explicando o que ela é: meiga e carinhosa. A principal diferença entre as duas classificações, como já é de se perceber, é a presença de vírgulas nesta última. É uma dica muito boa para diferenciar as restritivas das explicativas.

Então é isso, espero que tenham gostado bastante! Mostrem o blog para seus amigos, ficarei muito grato, assim como eles também.

Vejo vocês em breve.

 x 

Nenhum comentário:

Postar um comentário