quarta-feira, 24 de junho de 2015

Explorando e Resumindo #1 - Biologia

E lá vamos nós!


Tudo bem? Hoje será a primeira postagem relacionada à Biologia e início do quadro Explorando e Resumindo aqui no blog. Iremos explorar um pouco de Ecologia, baseado no livro BIOLOGIA, de Sérgio Linhares & Fernando Gewandsznajder. Já que é pra ser resumo, vamos logo!

O CAMPO DE ESTUDO DA ECOLOGIA

"Ecologia é a ciência que estuda como os seres vivos se relacionam entre si e com o ambiente em que vivem e quais as consequências dessas relações."

"A ecologia preocupa-se com as relações que ocorrem em formas de organização que vão além do organismo: populações, comunidades e ecossistemas."

População: formada por indivíduos da mesma espécie que passam a viver em uma mesma área e se relacionam.

Comunidade: um conjunto de populações. É formada pelos seres vivos (bióticos) que passam a viver em uma mesma área e se relacionam.

Ecossistema: formada pelos seres vivos (bióticos) e fatores físicos e químicos (abióticos) do ambiente que se encontram em uma mesma área e se relacionam. Um conjunto de ecossistemas forma a biosfera.

"A Ecologia estuda também as relações entre os seres vivos e o meio físico (ar, luz, temperatura, umidade, tipo de solo, etc.)."

Biótopo: conjunto de fatores físicos e químicos do ambiente.

"Para a Ecologia, o lugar em que uma espécie é encontrada (seu "endereço" na comunidade) chama-se hábitat."

"O conjunto de relações que a espécie mantém com as outras espécies e com o ambiente físico recebe o nome de nicho ecológico ou, simplesmente, nicho."

CADEIAS E TEIAS ALIMENTARES

"A sequência de seres vivos em que um serve de alimento a outro é chamada de cadeia alimentar."

As cadeias alimentares são constituídas por produtores, consumidores e decompositores.

Produtor: organismos autotróficos, como plantas. Localizam-se no primeiro nível trófico.

Consumidores: são aqueles que vão se alimentar de outros seres vivos. Existem os consumidores primários (herbívoros ou onívoros), secundários (carnívoros ou onívoros), terciários (carnívoros ou onívoros) e assim por diante. Encontram-se a partir do segundo nível trófico.

Decompositores: são fungos e bactérias que realizam a decomposição de seres vivos, devolvendo matéria ao solo. Ocupam o último nível trófico.

Teia alimentar: o conjunto de cadeias alimentares.

Fluxo de matéria e energia: A passagem da matéria e energia pelas cadeias alimentares. A matéria é reaproveitada pelo solo quando um ser vivo é devorado pelo outro por causa dos decompositores., mas a energia obtida se perde na forma de calor e em atividades metabólicas.

Produtividade primário bruta (PPB): a quantidade de matéria orgânica produzida pelas plantas de um ecossistema em um certo intervalo de tempo e por determinada área ou volume.

Produtividade primária líquida (PPL): não é levado em conta a matéria orgânica consumida pela própria planta na respiração.

Produtividade secundária: a quantidade de matéria orgânica acumulada pelos consumidores.

"É possível representar os níveis tróficos de um ecossistema por meio de retângulos superpostos, que formam uma pirâmide ecológica (os decompositores não são incluídos nas pirâmides).

Pirâmide de biomassa: a passagem de matéria pela cadeia alimentar. O produtor, localizado na base, tem maior quantidade de matéria e, à medida que a pirâmide vai crescendo, fica cada vez mais estreita. Clique aqui para ver uma imagem.

Pirâmide de energia: a passagem de energia pela cadeia alimentar. O produtor, localizado na base, tem maior quantidade de energia e, à medida que a pirâmide vai crescendo, fica cada vez mais estreita. Clique aqui para ver uma imagem.

Pirâmide de número: a quantidade de seres vivos por nível trófico. Dependendo do porte do produtor, a base pode ser mais estreita que as outras partes. Clique para ver a pirâmide de número e a pirâmide invertida.

Magnificação trófica: um fenômeno que ocorre quando há acúmulo progressivamente maior de uma substância tóxica de um nível trófico para outro ao longo da cadeia alimentar por causa da redução de biomassa.

CICLOS BIOGEOQUÍMICOS

"O processo contínuo de retirada e devolução de elementos químicos à natureza constitui os ciclos biogeoquímicos."

Ciclo do carbono: a planta retém gás carbônico do ar e usa para produzir seu alimento. Com isso, o carbono passa a circular pela cadeia alimentar. Ele volta ao ambiente através da respiração em forma de gás carbônico, da decomposição e da combustão de matéria orgânica.

Ciclo da água: existem dois. O curto, no qual a água evapora de rios, lagos, mares e oceanos e volta na forma de chuva e neve e o longo, no qual a água passa pelo corpo dos seres vivos antes de voltar ao ambiente. É retirada pelos vegetais para fazer fotossíntese e pode, pela cadeia alimentar, ir para o corpo de animais. Volta para a atmosfera a partir da transpiração, respiração, pela urina, nas fezes ou pela decomposição.

Ciclo do oxigênio: a planta produz o gás oxigênio a partir da fotossíntese e os seres vivos que respiram consumem-no para realizar atividades metabólicas.

Efeito estufa: um fenômeno natural da Terra que mantém a temperatura média da terra em torno dos 15 ºC. Seu intensificamento vêm gerando o aquecimento global, provocado pela queima de combustíveis fósseis e queimadas de florestas.

Camada de ozônio: protege a Terra dos raios UV do Sol, prejudiciais aos seres vivos. É formada por oxigênio, que forma o ozônio. O conjunto do ozônio forma a camada de ozônio. Ela vem sendo destruída pelos gases liberados por aviões supersônicos e pelo clorofluorcarbonos (CFCs).

Protocolo de Kyoto: um protocolo que entrou em vigor em 2005 visando a redução da emissão de gás carbônico. É apoiado por 141 países, entre eles o Brasil. Alguns países, como Estados Unidos, dizem que essa redução pode fraquejar sua economia. Os países que apoiam o protocolo podem ser beneficiados pelo Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL), que estimula ainda mais a participação das nações em busca da redução da emissão de gás carbônico.

E assim termina o primeiro Explorando e Resumindo. Pode parecer muita coisa, mas para essa edição eu quis aumentar a quantidade de conteúdo, então acabou ficando um resumão! Não incluí o ciclo do nitrogênio entre os ciclos biogeoquímicos porque pretendo fazer uma postagem apenas para ele. Não se esqueçam de dizer o que acharam desse experimento.

Vejo você em breve.
 x 

Nenhum comentário:

Postar um comentário