segunda-feira, 14 de abril de 2014

A Charge

Olá amigos!


Vamos direto ao assunto. Hoje nós vamos aprender um pouco mais sobre charges! Hoje em dia, as charges estão presentes em todos os lugares, dos jornais às redes sociais. Tenho certeza que pelo menos uma vez na vida vocês devem ter visto pelo menos uma charge, afinal é impossível não percebê-las sendo que marcam muita presença!

O QUE É

A sua finalidade é ironizar, satirizar, criticar, alfinetar e outras coisas sinônimas. A charge foi criada no século XIX por pessoas opostas a governos ou críticos políticos que queriam se expressar de forma inusitada. Obviamente, o governo não ficou calado e reprimiu essas pessoas. Entretanto, a população passou a gostar dessas charges. Isso foi o principal motivo para elas existirem até hoje.

O discurso chargístico é usado para produzir situações cômicas e reflexivas ao assunto retratado. Há vezes que apenas algumas técnicas são utilizadas, entretanto alguns elementos são frequentes e geralmente aparecem em conjunto.

LINGUAGEM VISUAL: Logicamente, deve existir em todas as charges e mostram melhor o que o chargista pretende passar ao interlocutor. Às vezes, a linguagem verbal é utilizada para enriquecer o discurso.

EXAGERO: Muitos chargistas usam do exagero para provocar o riso a seus interlocutores. Aproximam a verdade e distanciam a realidade.

RIDÍCULO: Expõe o que é ridículo no cotidiano do ser humano ou situações que devem ser tratadas com seriedade sendo ridicularizadas.

RUPTURA DISCURSIVA: Acontece quando a lógica do interlocutor é quebrada a partir de um final inesperado. É o que surpreende e provoca risos.

POLIFONIA: Há o diálogo entre discursos para produzir o sentido da charge. Pode ser aplicada de várias maneiras.

INTERTEXTUALIDADE: Existe em todas as charges. A charge ironiza algo, e por isso terá relação com esse "algo". Exige um conhecimento do interlocutor para entendê-la pois a charge não irá explicar o assunto retratado, e sim relacioná-lo.

Charge é uma coisa muito simples. Vejam a seguir algumas charges para melhor entendê-las.







Como pode ter sido notado, a maioria dessas charges está fazendo críticas ao governo e aos políticos. Atualmente, a política pode ser considerada o maior alvo de críticas das charges, por não aprovarem o modo como o cenário político se encontra. Se quiser, podem dizer qual charge vocês mais gostaram nos comentários ou alguma explicação que gerou dúvida. Curtam nossa página no Facebook, que pode ser encontrada na parte direita do blogue. Compartilhem essa publicação também caso queiram divulgá-la para seus amigos nas redes sociais logo abaixo. Até a próxima!

Igor M. Silva ♊

Segunda-feira, 14 de Abril de 2014;
Correções na postagem: Não;

VOCABULÁRIO:
Cômico: Algo divertido, engraçado.
Ruptura: Ato ou efeito de quebra, rompimento, interrupção.

1 comentários: