segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Uso do “MAS” ou “MAIS”

Oi!

Postagem dedicada à Dileninha dus paradeixus porque ela queria muito aprender sobre o uso do “MAS” ou “MAIS”. A sugestão foi enviada por ela (Mande sua sugestão pelos comentários)! ツ


Uso do “Mas

A palavra “mas” atua como uma conjunção coordenada adversativa, devendo ser utilizada em situações que indicam oposição, sentido contrário, antônimo. Expressa ideia de contraste ou de compensação.

Ex: Eu não sabia de nada da vida, mas ela sabia.

Uso do “Mais

Já a palavra “mais” se classifica como pronome indefinido ou advérbio de intensidade, opondo-se, geralmente, a “menos”. No caso, indicará quantidade.

Ex: Eu quero comer mais!

DICA: Para saber qual devemos usar, eis que lhe mostro uma dica.
Substitua a palavra “mas” pela conjunção coordenada adversativa “porém”.

Ex: Eu não sabia de nada da vida, mas ela sabia.
Ex: Eu não sabia de nada da vida, porém ela sabia.

Se a substituição das conjunções citadas não mudar o sentido da oração, empregaremos “mas”, porém se ocorrer a alteração do sentido, teremos que empregar “mais”.

É um conteúdo fácil e simples de se aprender, como dá para perceber. Errar isto em uma redação é um pecado! Bons estudos!

Segunda-feira, 14 de outubro de 2013.
Fontes: Mundo Educação e Wikipédia.
Sem alterações até o momento.

“Chega-te aos bons, serás um deles, chega-te aos maus, serás pior do que eles.”

Autor desconhecido (Sabedoria popular).

~Igor M. Silva

1 comentários:

  1. Obrigada menino de ouro por atender o meu pedido. Aprendi direitinho o que havia esquecido, mas quando tiver dúvidas sobre qualquer outro assunto vou com certeza te procurar, porque estou com mais vontade de aprender. Deus te abençoe sempre!

    ResponderExcluir