domingo, 27 de outubro de 2013

Plantas

Afinal, o que são plantas?

Plantas são seres vivos multicelulares que realizam fotossíntese para se alimentarem, e isso acaba liberando o oxigênio necessário para a respiração dos seres vivos, e fazem parte do reino Plantae.

Hoje conheceremos algumas de suas estruturas e classificações.


Flores

Flores estão relacionadas à reprodução das plantas. Observe atentamente o esquema de uma flor:

Os órgãos responsáveis pela reprodução das flores são o gineceu (ou carpelo ou pistilo) e estame.

O estame é o órgão reprodutor masculino das flores. A antera solta uma espécie "pozinho", chamado pólen, que é usado na reprodução das flores.

Já o gineceu é o órgão reprodutor feminino das flores. Ao entrar o pólen pelo estigma, o pólen passa pelo estilete, que é uma espécie de "tudo", e chega ao ovário onde se encontra com o óvulo, onde ocorre a fertilização ou fecundação da planta. 

As pétalas servem para proteger os órgãos das flores, e o pedicelo e o receptáculo servem para apoiar a flor.

Ao decorrer da fertilização, o ovário se transformará em uma fruta com sementes contendo um embrião para reprodução.

Mas hey! Por que existem plantas que só tem uma semente, e outras que tem várias?

Isso acontece porque dentro do óvulo só continha um óvulo; ou vários óvulos.

MAS, nem sempre as plantas são hermafroditas, ou seja, animais e plantas que têm os dois órgãos reprodutores (masculino e feminino). Quando um animal retira pólen de uma flor e deposita em outra flor que contenha o carpelo ocorre a polinização. Por isso ocorreu o Congresso Apimondia, que ocorreu na Ucrânia, para defesa das abelhas que fazem a polinização das flores.


Classificações das Plantas

Angiospermas

Angiospermas são plantas que possuem flor e fruto, e abrange o maior número de espécies no mundo, mais de 300 mil.

Flor da maçã


Gimnospermas



Palmeiras
Gimno vem do latim nuas, e spermas do latim sementes. Por que esse nome? Simples, gimnospermas são plantas que possuem sementes, mas não possuem flores nem frutos para protegê-las. Suas estruturas reprodutivas são denominadas estróbilos.











Pteridófitas


Samambaias





As pteridófitas (penacho de plantas) são plantas que nem se reproduzem por flores nem por sementes. Se observarmos atentamente suas folhas podemos ver que em seu período fértil estruturas denominadas soros, que são pequenos "pontinhos" marrons nas folhas das pteridófitas. 
Os soros produzem esporos, que ao atingir o solo podem gerar uma nova pteridófita depois de um longo processo. 









                                          Briófitas

Musgos
Briófitas são, praticamente, as plantas mais simples existentes. Foram as primeiras plantas a surgirem na história, e sua reprodução também envolve esporos. Não apresentam nem frutos, nem flores nem sementes, e tem uma altura pequena. (uma média de 5 cm, raramente chega a 10 cm)


Use o que aprendeu!

Revise o que foi estudado completando:

a) Flores são estruturas de reprodução das plantas angiospermas. Seu órgão reprodutor masculino é o estame, formado pela antera e pelo filete, onde é produzido o pólen usado na reprodução das plantas. Seu órgão reprodutor feminino é o carpelo (ou gineceu), formado pelo estigma, estilete e o ovário. Quando o pólen entra pelo estigma, percorre um caminho pelo estilete, onde chega ao ovário, que é onde ocorre a fertilização, que dará origem a um fruto.

b) Angiospermas são plantas que possuem semente, flor e fruto, e abrange mais de 300 mil espécies.

c) Gimnospermas são plantas que possuem semente, mas não possuem flor e fruto e sua reprodução se dá por estróbilos.

d) Pteridófitas são plantas que não possuem nem semente, nem flor, nem fruto. Sua reprodução é por meio de soros que produzem os esporos, que ao atingirem o solo poderão dar origem a outra pteridófita. 

e) Briófitas são plantas extremamente simples, que se reproduzem por esporos. Sua altura média é de 5 cm, e raramente chega a 10 cm.


"Sem frase otimista para você hoje!" ^.^

Nenhum comentário:

Postar um comentário