Olá gente! Primeiramente, para um bom aproveitamento da aula é necessário saber uma noção básica de Conjuntos Numéricos!
Este é um conteúdo de sextos e sétimos anos, e se pega na prática!
Os números positivos e negativos, fazem parte do conjunto Z. (conjunto dos números inteiros)
Mas afinal, o que é um número negativo?
Podemos dizer que número negativo é todo ou qualquer número que for menor que o zero, e que sua representação seja pelo sinal de menos. (–)
Como por exemplo: –2,
Mas é agora? Como fazer operações com números inteiros?
Adição/Subtração
O que acontece se tivermos: +5 +(–3)? R = +2
É bastante simples: Se forem sinais diferentes, diminua-os e o sinal será o número com o maior valor absoluto. E se forem sinais iguais, soma-os e o sinal será o dos números.
Exemplos:
a) 3+3 = 6
b) –4+2 = –2
c) –3 –2 = –5
UM ADENDO SOBRE A SUBTRAÇÃO:
Ao subtrair, você precisará dar o oposto. Ou seja, basta trocar o sinal. (somente quando houver parênteses, ou seja, significando uma subtração.
Exemplos:
a) 4 – (+3) = 1 (a subtração conhecida até o sexto ano)
b) –3 – (–9) = +6
c)–1 – (+3) = –4
UM ADENDO SOBRE A SUBTRAÇÃO:
Ao subtrair, você precisará dar o oposto. Ou seja, basta trocar o sinal. (somente quando houver parênteses, ou seja, significando uma subtração.
Exemplos:
a) 4 – (+3) = 1 (a subtração conhecida até o sexto ano)
b) –3 – (–9) = +6
c)
Multiplicação/Divisão
Para a multiplicação ou divisão precisaremos saber dessa pequena tabela, chamada de Jogo de Sinais.
+ POR + = +
+ POR – = –
– POR + = –
– POR – = +
Aposto que não entendeu nada não é? hehe.
Esta é uma regrinha, sempre que for usar uma multiplicação ou divisão. Uma vez aprendida, não se esquece jamais!
Agora, se tivermos uma multiplicação assim?
–3 . +2 (para quem não sabe, o ponto é o sinal correto da multiplicação)
É simples, multiplicamos 3 por 2 = 6, e vamos para nossa tabela. Menos por mais = Menos, então o resultado será –6.
E na divisão?
–15 ÷ –3
Dividimos normalmente 15 por 3 que equivale a 5, e vamos para nossa tabela. Menos por menos = mais, então o resultado será: –15 ÷ –3 = +5
Potenciação/Radiciação
No caso da potenciação, se tivermos a base negativa, devemos fazer uma pequena regrinha:
–3²
Ou seja, seria o mesmo que fazer: –3 . –3 = +9
E –3³? Seria: –3 . –3 . –3 = –27 (menos por menos é mais, e mais por menos é menos)
Deu para perceber? Base negativa, expoente par, sinal positivo. Base negativa, expoente ímpar, sinal negativo. Base positiva, sinal positivo.
E se tivermos um expoente negativo? Devemos inverter a fração.
3 elevado à –2, como sabemos que 3 é o mesmo que 3/1 (fração), então devemos invertê-la. ou seja, ficará (1/3)², e então se resolve a operação normalmente, mas atenção, nunca se troca o sinal!
E na radiciação, você não pode ter uma uma radiciação negativa, esse número não existe.
√–4
∄. (não existe)
Agora, pode sim existir um oposto à radiciação.
√–4 não existe.
–√4 existe.
Use o que aprendeu!
As respostas estão ocultas, ou seja, arraste o mouse pelo quadro preto para ver a resposta.
1. Resolva as operações:
a) 3 + 3 = 6
b) 2 – 1 = 1
c) –3 –2 = –5
d) 2 . 9 = 18
e) 10 – (–2) = 12
f) –3 . –8 = 24
g) –2 elevado à 3 = –8
h) 4/3 elevado à –2 = 9/16
i) –3/2 elevado à –3 = –8/27
j) –√4 = –2
l) –4 . –9 = +36
m) –30 ÷+6 = –5
2. Complete a tabela do jogo de sinais:
+ por + = +
– por – = +
– por + = –
– por – = –
Espero que tenham gostado da aula de hoje, e bons estudos!
b) 2 – 1 = 1
c) –3 –2 = –5
d) 2 . 9 = 18
e) 10 – (–2) = 12
f) –3 . –8 = 24
g) –2 elevado à 3 = –8
h) 4/3 elevado à –2 = 9/16
i) –3/2 elevado à –3 = –8/27
j) –√4 = –2
l) –4 . –9 = +36
m) –30 ÷
2. Complete a tabela do jogo de sinais:
+ por + = +
– por – = +
– por + = –
– por – = –
Espero que tenham gostado da aula de hoje, e bons estudos!
"Tudo que você precisa já está em você, basta ter disposição, pois o seu sucesso depende daquilo que você acredita."
Gustavo L. Silva
Fonte dos Símbolos: Símbolos Matemáticos
Data de Publicação: 29/09/2013
Modificações: Nenhuma
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