A energia cinética é a energia que está relacionada com o estado de movimento de um corpo.
Energia Mecânica
A energia mecânica, em geral, é a soma de todas as energias presentes em um corpo. Entre os tipos de energia que podem estar presentes, pode-se exemplificar:
- Energia Cinética;
- Energia Potencial Gravitacional;
- Energia Potencial Elástica;
Em = Energia mecânica
Ec = Energia cinética
Ep = Energia potencial
Energia Cinética
A energia cinética é a energia que ocorre devido ao movimento. Ela resulta de uma transferência do sistema para o corpo que altera o movimento, durante o trabalho. Para calcular a energia cinética, é necessário utilizar a seguinte fórmula:
Ec = Energia cinética
m = Massa
v = Velocidade
Energia Potencial Gravitacional
A energia potencial gravitacional é a energia que é armazenada durante, por exemplo, a queda de um objeto. Ela resulta do armazenamento de energia pelo objeto, que é liberada ao iniciar seu movimento. Para calcular a energia potencial gravitacional, é necessário utilizar a seguinte fórmula:
Epg = Energia potencial gravitacional
m = Massa
g = Gravidade
h = Altura
Energia Potencial Elástica
A energia potencial elástica é a energia que é armazenada durante a tração ou a compressão de uma mola. Ela resulta do armazenamento de energia pela mola, por exemplo, de um aparelho de ginástica, na academia. Para calcular a energia potencial elástica, é necessário utilizar a seguinte fórmula:
Epe = Energia potencial elástica
k = Constante elástica
x = Deformação
Lei de Hooke
Na Lei de Hooke existe grande variedade de forças interagindo, e tal caracterização é um trabalho de caráter experimental. Entre essas forças que se interagem as forças “mais notáveis” são as forças elásticas, ou seja, forças que são exercidas por sistemas elásticos quando sofrem deformação, como um conjunto de molas. Para calcular a força elástica, é necessário utilizar a seguinte fórmula:
F= Força
k = Constante elástica
x = Deformação
Nenhum comentário:
Postar um comentário