A definição de onda é qualquer perturbação (pulso) que se propaga em um meio.
INTRODUÇÃO
Ondulatória é a parte da Física que estuda as ondas, ou seja, qualquer perturbação (pulso) que se propaga em um meio. Chamamos de fonte qualquer objeto que possa criar ondas. A onda é somente energia, pois ela só faz a transferência de energia cinética da fonte, para o meio. Portando, seja ela qual onda for, não transporta matéria. As ondas podem ser divididas em três grupos:
- Ondas mecânicas: são aquelas que precisam de um meio material para se propagar. Exemplos: ondas do mar, ondas sonoras, ondas em uma corda, etc.
- Ondas eletromagnéticas: são aquelas que não necessitam de um meio material para se propagar, ou se propagam em meios materiais. Exemplos: luz, raio-x, sinais de rádio, etc.
- Ondas gravitacionais: são aquelas que transmitem energia por meio de deformações no espaço-tempo, ou seja, por meio do campo gravitacional. Exemplos: a explosão de uma grande estrela, a fusão de dois buracos negros, o Big Bang, etc.
Segundo as direções em que se propaga, as ondas podem ser divididas em três categorias:
- Ondas unidimensionais: só se propagam em uma direção (uma dimensão), como uma onda em uma corda.
- Ondas bidimensionais: podem se propagar em duas direções (x e y do plano cartesiano), como a onda provocada pela queda de um objeto na superfície da água.
- Ondas tridimensionais: estas se propagam em todas as direções possíveis, como ondas sonoras, a luz, etc.
Segundo as direções de vibração, as ondas podem ser divididas em duas categorias:
- Ondas longitudinais: nas ondas longitudinais, a vibração da fonte é paralela ao deslocamento da onda. Exemplo: ondas sonoras.
- Ondas transversais: nas ondas transversais, a vibração é perpendicular à propagação da onda. Exemplos: ondas eletromagnéticas, ondas em uma corda, etc.
PARÂMETROS DE UMA ONDA
As ondas possuem os seguintes parâmetros, úteis para aprofundar o conhecimento em relação a elas:
Amplitude: é uma medida escalar negativa e positiva da magnitude de oscilação de uma onda.
Comprimento de onda (λ): é a distância entre valores repetidos sucessivos num padrão de onda.
Período (T): o intervalo de tempo que é necessário para que um ponto vibrante percorra um ciclo completo.
Frequência (f): indica o número de ocorrências de um evento (ciclos, voltas, oscilações etc) em um determinado intervalo de tempo.
Velocidade: a velocidade de uma onda é descrita pela seguinte equação:
Ao realizar os cálculos, utilize as unidades de acordo com o Sistema Internacional de Medidas (SI). Para a frequência, adote o Hz (Hertz), para o tempo adote o s (segundo), para a velocidade adote o m/s (metro por segundo) e para o comprimento adote o m (metro).
Hope that you liked it.
Nenhum comentário:
Postar um comentário