A acetona faz parte da função oxigenada cetona.
Funções Orgânicas
- I - Álcool, enol e fenol
- II - Ácido carboxílico, aldeído, cetona e éter
- III - Haletos orgânicos
- IV - Amina
- V - Amida
- VI - Nitrocomposto
Uma função oxigenada é um grupo que engloba compostos orgânicos, que possuem em sua composição os átomos de carbono, oxigênio e hidrogênio. Dependendo da função em que se encontra, um composto pode ter vários usos, como a acetona, utilizada para a remoção de esmaltes.
ÁLCOOL
Para um composto ser considerado álcool, é necessário a união da hidroxila (-OH) a um átomo de carbono presente na cadeia principal. Para expressar tal união através da nomenclatura, deve-se acrescentar o sufixo -ol. Caso seja necessário especificar a localização da hidroxila, é necessário identificar o número do carbono que ela está unida (n-ol). O átomo de carbono faz ligação simples.
ENOL
Para um composto ser considerado enol, é necessário a união da hidroxila (-OH) a um átomo de carbono presente na cadeia principal. Para expressar tal união através da nomenclatura, deve-se acrescentar o sufixo -ol. Caso seja necessário especificar a localização da hidroxila, é necessário identificar o número do carbono que ela está unida (n-ol). A diferença para o álcool é que o átomo de carbono faz ligação dupla.
FENOL
Para um composto ser considerado fenol, basta apenas a união entre a hidroxila (-OH) a uma cadeia aromática. Para expressar tal união através da nomenclatura, acrescenta-se o sufixo -fenol. Outra forma é acrescentando o prefixo hidroxi- e o sufixo -benzeno, como na ilustração acima.
Hope that you liked it.
Nenhum comentário:
Postar um comentário