quarta-feira, 22 de junho de 2016

Ácidos nucleicos

O RNA e o DNA são ácidos nucleicos.

O que são ácidos nucleicos?

    Os ácidos nucleicos são macromoléculas compostos por nucleotídeos, que são constituídas de três tipos de substâncias químicas: uma base orgânica nitrogenada, um fosfato e uma pentose.

Quais são as bases nitrogenadas?

     As cinco principais bases nitrogenadas são estas:

A e G são bases purínicas, já T, C e U são bases pirimídicas.

    Essas bases nitrogenadas formam ligações de hidrogênio entre si. A Adenina pode ligar-se com a Timina ou com a Uracila, enquanto a Guanina pode ligar-se apenas com a Citosina.
A - T
A - U
C - G

Quais são as pentoses?

    Há apenas duas pentoses que constituem os ácidos nucleicos: a ribose e a desoxirribose:

A ribose dá o nome do RNA, assim como a desoxirribose dá o nome do DNA.

Quais são os ácidos nucleicos?

    A partir dos nucleotídeos, podem-se formar dois ácidos nucleicos: o DNA e o RNA. Enquanto no DNA aparece associado a proteínas nos cromossomos no núcleo, na mitocôndria e nos cloroplastos. Já o RNA aparece dissolvido no citoplasma ou associado a proteínas formando os ribossomos, ou ainda, no núcleo, formando o nucléolo. A seguir, uma imagem para explicitar as diferenças entre ambos:

Observe as bases e a estrutura molecular.

Duplicação do DNA

    A seguir um vídeo explicando todas as etapas da replicação do DNA. Participará desse processo a enzima DNA polimerase. O processo mostra como o DNA irá se transformar em dois:


    No final, as novas moléculas de DNA serão consideradas semiconservativas, pois uma das fitas será proveniente do DNA que foi replicado e a outra, recém-fabricada.

Os tipos de RNA

    Dentre os tipos de RNA, podemos citar:

    RNA-m: leva a mensagem do DNA do núcleo para o citoplasma;
    RNA-t: transporta aminoácidos;
    RNA-r: participa da constituição dos ribossomos.

Transcrição do RNA

    A seguir um vídeo explicando todas as etapas de transcrição do RNA. Participará desse processo a enzima RNA polimerase. O processo mostra como o RNA-m é formado a partir do DNA:


    Após esta etapa, o RNA passará por um processo de tradução.

Tradução do RNA

    Esta etapa consiste em realizar a síntese de proteínas através do RNA-m. Este RNA mensageiro irá carregar consigo um trio de bases (códon) que, dependendo da combinação, significará um dos vários tipos de aminoácidos. A seguir uma tabela mostrando o que significa cada código genético que, por sua vez, é degenerado.


Porém essa identificação só poderá acontecer com a ajuda do anticódon, transportado pelo RNA-t. Por exemplo, caso o anticódon seja a CGA (arginina), o códon será a GCU (alanina). Em seguida, ocorrerá a sintetização no RNA-r, finalizando a tradução.
 x 

Nenhum comentário:

Postar um comentário