sexta-feira, 24 de junho de 2016

A Evolução da Arte I

Mãos em negativo, feitas há 13000 e 9500 anos, na Cova das Mãos ou Cueva de las Manos, caverna situada na Província de Santa Cruz, Argentina.

EVOLUÇÃO

  1. Arte Pré-Histórica;
  2. Arte Egípcia;
  3. Arte Grega;
  4. Arte Romana.

ASPECTOS

  • Arquitetura;
  • Escultura;
  • Pintura.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS


Pré-Histórica
Egípcia
Grega
Romana

ARQUITETURA
Utilizavam-se de abrigos naturais. Construção de monumentos de pedra colossais, que serviam de câmaras mortuárias ou templos, denominados megalíticos. Podiam ser classificados em dólmens, menires e cromlech, como a Stonehenge
Cita-se a solidez e durabilidade, o sentimento de eternidade e o aspecto enigmático. Eram construídas pirâmides, mastabas, hipogeus e esfinges. Entre os tipos de colunas, cabe citar a palmiforme, a papiriforme e a lotiforme.
Tinham o objetivo de proteger as estátuas dos deuses das ações do tempo. Havia a simetria entre a frente e os fundos, com colunas de ordem Dórica (simples e maciça) ou Jônica (detalhada e leve). Além de templos, teatros também eram construídos.
Uso do arco e da abóbada, aliviando a tensão na estrutura. As plantas das moradias eram rigorosas. Os espaços interiores dos templos eram valorizados. Foram criados os anfiteatros. O palco era uma elipse ao centro. Ao redor ficavam as arquibancadas.

ESCULTURA
Elaboração de objetos religiosos e utensílios domésticos. Os animais e a figura humana eram principais, como a retratação de Vênus. Vasos de cerâmica eram decorados por motivos geométricos e serviam de armazenamento.
Deuses e faraós passam uma impressão de serenidade e imortalidade. As noções de proporção e as medidas não são respeitadas. As esculturas procuram traduzir a grandiosidade que o ser representado significava.
Valorizava-se a simetria natural e a perfeição das formas, além do corpo nu ereto. O naturalismo e o Princípio de Policleto são elementos que valorizam o corpo. Estátuas eram feitas de mármore ou bronze. A deusa Afrodite é um exemplo.
Representação da cópia fiel das pessoas, buscando retratar traços particulares. Também retratavam acontecimentos, como a Coluna de Trajano e a Coluna de Marco Aurélio. Os detalhes eram imensos.

PINTURA
As pinturas rupestres eram encontradas nas cavernas e retratavam cenas do cotidiano, como as caçadas, os animais, os homens e as mulheres. A arte é naturalista.
Entre as principais características, cabem citar a ausência de três dimensões, a ignorância da profundidade, a coloração a tinta lisa e a Lei da Frontalidade.
A pintura servia para decorar a arquitetura e objetos de cerâmica. Pessoas e cenas mitológicas eram representados, como a obra “Aquiles e Ajax jogando”.
Utilizavam o realismo e ao mesmo tempo a imaginação. Haviam quatro estilos de pintura. A maioria delas tiveram origem nas cidades de Pompeia e Herculano.
 x 

Nenhum comentário:

Postar um comentário