segunda-feira, 18 de abril de 2016

Resumo - A Moreninha

Sejam bem-vindos à uma nova postagem no Prático & Básico!
E nela iremos explorar a história de A Moreninha, publicado em 1844, por Joaquim Manuel de Macedo, em folhetins. Faz parte da 1ª geração romântica e retrata uma intriga de amor entre dois jovens da época. Sem mais delongas, aproveitem o resumo! :) 


    O narrador é observador e onisciente, em terceira pessoa. O romance tem duração de três semanas e meia. A leitura leve, o suspense presente no enredo do romance e o final feliz fizeram da obra um enorme sucesso, que teve repercussão não só na época de sua escrita, como também é lida até os dias atuais. A idealização amorosa é uma das principais características dessa prosa.
    Os personagens principais da história são Augusto e D. Carolina. O primeiro é um estudante de medicina, que se diz volúvel e inconstante em seus relacionamentos amorosos. Já a garota é A Moreninha, caracterizada como uma menina de quatorze anos, travessa, engraçada e impertinente.
    Os quatro amigos, Augusto, Fabrício, Leopoldo e Filipe são estudantes de medicina e moram juntos. Filipe faz um convite aos amigos para passar o feriado de Sant'Ana na casa de D. Ana, avó do garoto, em uma ilha. Lá, eles iriam encontrar belas moças, como a irmã de Filipe (D. Carolina), as primas D. Joaninha e D. Quinquina, as amigas Gabriela e Clementina. Sabendo da inconstância de Augusto, os amigos fazem a seguinte aposta: se o moço se apaixonasse por alguma garota da ilha, escreveria um romance da sua derrota. Caso isso não acontecesse, quem o faria seria o jovem Filipe. Além disso, Fabrício pediu ao inconstante que paquerasse sua namorada D. Joaninha, pois estava cansado de suas exigências e queria um motivo para terminar o relacionamento.
    Durante o jantar na casa de D. Ana, Fabrício expõe a personalidade de Augusto para todos os convidados, fazendo com que sua reputação caia perante às moças, sendo Carolina a única exceção. Após o ocorrido, Augusto foi desabafar com a avó de Filipe em uma gruta, e acabou lhe contando a história de sua inconstância: que aos 13 anos havia conhecido uma menina de 8 anos em uma praia e, logo após disso, haviam ajudado um homem pobre, prestes a morrer, e sua família. O homem abençoou as duas crianças, que haviam de se casar. Augusto trocou seu camafeu com a menina por um botão de esmeralda. Desde então nunca mais se viram. O encontro deles seria impossível, já que ambos não sabiam o nome do(a) outro(a).
    Em contrapartida, D. Ana conta-lhe a história de uma índia que se apaixonou por um índio guerreiro, mas não foi correspondida. De tanto chorar, suas lágrimas deram origem à fonte da gruta. Ao beber dela, o guerreiro se apaixona pela índia e os dois viveram juntos para sempre. A partir deste momento, Augusto olhava para Carolina, que estava do lado de fora, com um olhar diferente. 
    Na festa de Sant'Ana, Augusto, pela sua inconstância, declarou-se às outras quatro garotas (as primas e as amigas). Para se vingar, ambas elaboraram um convite anônimo para o jovem. No dia anterior, ele havia ouvido os segredos delas debaixo da cama, e aproveitou disso para provocar as garotas. D. Carolina sabia os segredos de Augusto, pois bisbilhotou-o na gruta e usou-os contra ele. O jovem rapaz estava contente, e queria contar o seu segredo que não foi citado: por quem ele se apaixonou. Não pôde concluir, pois Carolina havia fugido.
    Após o feriado, Augusto estava completamente apaixonado. Isso fez com que ele tivesse uma doença psicológica, e voltou à ilha depois de algumas semanas. Lá, os dois amantes já começam a fazer o jogo amoroso, fazendo com que os momentos que passam juntos sejam um encanto. O jovem confessa seu amor por Carolina. Ela, porém, também tem uma confissão: era a garota que conhecera na praia, razão da inconstância do rapaz.

PERSONAGENS PRINCIPAIS

D. Carolina - É muito jovem e "moreninha" e também travessa, inteligente, astuta e persistente na obtenção de seus intentos. Carolina encarna a jovem índia Ahy, que espera incansavelmente por seu amado Aoitin – uma antiga história da ilha que D. Ana conta a Augusto. No final ela revela para Augusto que era a menina para quem ele prometeu se casar.
Augusto - A figura de Augusto resume um certo tipo de estudante alegre, jovial, inteligente e namorador. Tendo vários princípios morais, fez no início da adolescência um juramento amoroso que compromete seu amor por Carolina. Esse impedimento continuará até o final da história, Carolina revelará ser ela a menina cuja Augusto havia jurado amor eterno.


PERSONAGENS SECUNDÁRIOS

Filipe - Irmão de Carolina, neto de D. Ana. Amigo de Augusto, Fabrício e Leopoldo. Também estudante de Medicina.
Fabrício - Amigo de Augusto, também estudante de Medicina. Está apaixonado por Joaninha, mas quer se livrar dela por causa das exigências extravagantes da moça. Chega a pedir a ajuda de Augusto para se livrar da namorada exigente.
Leopoldo - Amigo de Augusto, Filipe e Fabrício; também estudante de Medicina.
D. Joaninha - Prima de Filipe, namorada de Fabrício. Exigia que o estudante lhe escrevesse cartas de amor quatro vezes por semana; que passasse na frente da casa dela quatro vezes por dia, entre outras exigências, que causou a vontade de Fabrício livrar-se dela.
D. Ana - Avó de Filipe, é uma senhora de espírito e alguma instrução. Tem sessenta anos, cheia de bondade. Seu coração é o templo da amizade cujo mais nobre altar é exclusivamente consagrado à querida neta, Carolina, irmã de Filipe.
D. Violante - Meio estabanada, ela quebra a harmonia reinante no ambiente burguês, sem causar transtornos graves.
  • Além desses personagens há também 3 outros (empregados), que são: Paula, Tobias, Rafael, e o alemão que vive bêbado chamado Keblerc.
  
FONTE: A MORENINHA EM DETALHES, Perfil dos Personagens: Disponível em: <http://amoreninhadetalhes.blogspot.com.br/2011/08/perfil-dos-personagens.html> Acesso em: 18 abr. 2016.


Então é isso! Este é o segundo resumo de uma obra literária aqui no blog, por isso espero muito que tenham gostado do resultado. Deem sugestões do próximo resumo através da seção de comentários. Até a próxima!
Vejo vocês em breve.
 x

Nenhum comentário:

Postar um comentário