segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Índia e Oriente Médio

Sejam bem-vindos à Geografia do mundo!

E hoje iremos explorar os aspectos da Índia e do Oriente Médio, ambos localizados no continente asiático. O primeiro apresenta uma grande diversidade cultural, porém as diferenças são causadoras de conflitos e o último possui diversas tradições culturais, além de ser uma região rica em petróleo, disputada por vários Estados. Sem mais delongas! ;)

ÍNDIA

A Índia é o sétimo maior país do mundo em extensão territorial e o segundo em população (1,2 bilhão de habitantes), predominantemente rural (68,8%). Está localizado no sul da Índia, faz fronteira com Butão, Nepal, Paquistão, China e Bangladesh e é banhado pelo Oceano Índico. Sua capital é Nova Délhi, mas aglomerados urbanos como Mumbai e Calcutá também se destacam. O clima predominante é o monçônico, o revelo é constituído de planaltos e a vegetação é mediterrânea.

Seu PIB foi de 1,8 trilhões de dólares em 2012, sendo a décima economia do planeta. Faz parte do Brics, junta com outras potências emergentes como Brasil, Rússia, China e África do Sul. A economia do país passou a crescer graças aos investimentos estrangeiros (atraídos pelo mercado consumidor e mão de obra) associados à indústria nacional, além do setor de serviços como telemarketing vêm se desenvolvendo bastante. Na agricultura, temos destaque para o plantation. No geral, diversas atividades econômicas são praticadas na Índia.

taxa de natalidade é de 2,6% ao ano, e a de fecundidade é de 2,3 filhos por mulher. É previsto que, em 2030, a Índia supere a China em população e ocupe o 1.º lugar do ranking. Mais da metade da população se concentra no Vale do Rio Ganges, cujo rio possui 2,5 mil quilômetros de extensão e é considerado sagrada pelos seguidores do Hinduísmo. A desigualdade social é caracterizada pela estratificação social, sendo imposto um sistema de castas, representado na imagem a seguir.


A expectativa de vida na Índia é de 66 anos e 37% da população é analfabeta, chegando a 50% das mulheres. Cerca de um terço dos indianos possuem menos de 14 anos. A pobreza e miséria do país é resultado de sua colonização no passado. Após sua independência, conflitos étnicos e separatistas surgiram em virtude da intolerância e de interesses econômicos, como a disputa pela Caxemira. Por causa disso, a Índia é detentora de um arsenal nuclear e possui um território amplamente militarizado.

ORIENTE MÉDIO

O Oriente Médio é uma região estratégica mundial. Geopoliticamente, faz conexão com a Ásia, a Europa e a África e, economicamente, possui as maiores jazidas de petróleo do mundo. Composta por 15 países, a região está localizada no sudoeste asiático e enfrenta o maior estresse hídrico do planeta.

Os climas predominantes são o árido e o semiárido, visto que a vegetação é desértica. As temperaturas chegam aos 40 ºC durante o dia e aos 10 ºC à noite. Os lugares mais habitados são os oásis, como Damasco, na Síria, e Riad, na Arábia Saudita.

No Oriente Médio ocorrem intensos conflitos econômicos, por causa do petróleo, religiosos, como a disputa pela região da Palestina por árabes e judeus após a criação do Estado de Israel em 1947, e políticos, como o advento da Primavera Árabe, que foi um conjunto de manifestações contra regimes autoritários em 2010. Os países do Golfo Pérsico e outros exportadores de petróleo compõem a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), exercendo grande influência no mercado internacional e nos preços dos barris.

Graças à riqueza do petróleo, alguns dos maiores produtores deste recurso energético passaram a investir no setor de serviços, especialmente no turismo de luxo. As cidades de Dubai e Abu Dabi, localizadas nos Emirados Árabes Unidos, chamaram a atenção graças aos modernos conjuntos de edifícios e serviram de inspiração para outras cidades da região. Essas zonas francas atraem vários investidores pelo mundo todo e fazem parte do chamado “Novo Oriente Médio”.

Então é isso! Muito obrigado pela leitura desta postagem e que tudo tenha ficado bem claro. Caso algumas dúvidas tenham remanescido, desabafem-nas usando a secção de comentários. Até a próxima!

Vejo vocês em breve.
 x 

2 comentários: