quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Arcadismo



  Arcadismo (ou Neoclassicismo) foi uma escola literária que surgiu na Europa em 1750, e durou até meados do século XIX. Este movimento teve como objetivo resgatar os valores estéticos e culturais da Antiguidade Clássica (Grécia e Roma), além da razão e equilíbrio instaurados no Classicismo, afim de combater a influência barroca.
  O movimento teve também princípios surgidos do Iluminismo (razão) e da Revolução Francesa (liberdade, igualdade e fraternidade)

  A linguagem do neoclassicismo é bem mais simples e fácil de se compreender do que a linguagem barroca, visto que o movimento buscava clareza de ideias e da objetividade, ao contrário do barroco que buscava raciocínios complexos. 
  Geralmente, o vocabulário é simples, e o soneto e o verso decassílabo voltam a estar em destaque.

  Além disso, o neoclassicismo buscava a imitação dos clássicos, ou seja, o retorno às características greco-romanas, além da preferência pela natureza, pelo pastoreio (pastoralismo), pelo campo (bucolismo), por uma vida humilde e agradável etc. 

  A partir daí, surgem importantes expressões:

  •   Fugere urbem: fugir da cidade. Traduz uma vida simples e natural, sem os luxos materiais, e é equivalente ao bucolismo;
  •   Aurea mediocritas: Idealização de uma vida humilde, porém feliz no campo, em oposição a vida luxuosa porém decadente vivida na cidade;
  •   Locus amoenus: local agradável.


  Dos importantes filósofos no neoclassicismo, destacam-se:

  •   Montesquieu (política)
  •   Voltaire (filosofia)
  •   Rousseau (música)

  No Brasil, o contexto ocorre em Minas Gerais, especificamente em Vila Rica. Os portugueses vinham com o objetivo de achar ouro, e acham, extraindo-o do estado. A partir daí, surgem polêmicas sobre os grandes impostos que Portugal cobrava aos brasileiros, gerando um começo para o que se chama de Inconfidência Mineira
  Surgem 4 tipos de escritura: lírica, épicasatírica, encomiástica.

  Uma grande influência lírica e que deu início ao Arcadismo no Brasil foi Cláudio Manoel da Costa, com as obras Obras Poéticas e a Vila Rica. Características dessa poesia é a vida agradável e tranquila no campo que o pastor tem com sua esposa, de forma respeitosa.

  Outra grande influência tanto na lírica quanto na sátira foi Tomás Antônio Gonzaga, com destaque às suas obras: Marília de Dirceu (lírica), Cartas Chilenas (sátira, crítica).

  Importantes poetas da época foram Basílio da Gama, com sua obra O Uruguai, e Frei Santa Rita Durão, com sua obra Caramuru. Esta épica é diferente da épica do barroco, já que na épica árcade não se faz tanto a presença de um "herói" quanto na épica do Trovadorismo. Enquanto Basílio quebrou o modelo clássico de se escrever, Santa Rita Durão se conservava mais ao modelo clássico.

  Para se aprofundar mais com o estilo árcade, veja um exemplo de Marília de Dirceu:


Mas tendo tantos dotes da ventura, 
Só apreço lhe dou, gentil Pastora, 
Depois que o teu afeto me segura, 
Que queres do que tenho ser senhora. 
É bom, minha Marília, é bom ser dono 
De um rebanho, que cubra monte, e prado; 
Porém, gentil Pastora, o teu agrado 
Vale mais q’um rebanho, e mais q’um trono. 
Graças, Marília bela, 
Graças à minha Estrela!

Retirado de Lira I do livro Marília de Dirceu, de Tomás Antônio Gonzaga.

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