terça-feira, 13 de outubro de 2015

Socialismo: China, Coreia, Cuba e Vietnã no contexto da Guerra Fria



China

  Bem se sabe que a China exerce um papel político e econômico muito importante nos dias atuais. Porém a situação nem sempre foi essa.
   Em meados do século XX, o Império Chinês era governado pela dinastia Qin. O imperador, que deixava-se levar pelas potências estrangeiras, impunha os valores ocidentais e da religião cristã. Isso, mais a população que trabalhava em função de sustentar a elite e os estrangeiros, provocou a Revolta dos Boxers. 
   Disposto a combater a dominação estrangeira, o médico San Yat-sen criou, em 1900, o Kuomitang (Partido Nacional do Povo). 
   Em 1911, o partido conseguiu derrubar o Império Chinês, proclamando uma república.

   Apesar disso, a república gerou grande insatisfação social, visto que os camponeses eram abusados com altos impostos, espalhando fome e revolta. A partir daí, surge o marxismo, liderado por Karl Marx, que é a "luta de classes". Segundo Marx, no capitalismo isso se dava entre o operariado e a burguesia.
   Para organizar essa instatisfação, em 1921 cria-se o PCC (Partido Comunista Chinês), sendo seu principal líder Mao Tsé-Tung
   Com a morte de Yat-sen, em 1925, abre-se uma luta pelo poder, em que o general Chiang Kai-shek vence, que rompe com o PCC, e o torna ilegal, causando uma guerra civil entre a população.

   Em 1937, aproveitando-se da briga entre os chineses, o Japão provoca um grande ataque, saqueando e humilhando a população. Os dois grupos (nacionalistas e comunistas) cessaram os conflitos e se uniram para combater o Japão.
   Causando a derrota japonesa, o principal líder Mao Tsé-tung emerge com grande popularidade. Em 1949, seu exército venceu o governo chinês, proclamando a República Popular da China. Este acontecimento ficou chamado de Revolução Chinesa.

   O governo de Mao adotou um conjunto de medidas, como estatizações, reforma agrária, industrialização (com apoio soviético) e concedeu direitos às mulheres. Animado, lançou o Grande Salto Para Frente, um plano que pretendia desenvolver a China. O programa, no entanto, foi mal-sucedido, despencando a popularidade de Mao Tsé-tung.
   A fim de conter a insatisfação popular, o líder chinês organizou a Revolução Cultural, movimento com objetivo de combater todos que se mostrassem contra o comunismo. Alguns jovens organizaram a Guarda Vermelha, espalhando-se pelo território, afim de divulgar o governo de Mao e eliminar sua oposição. Eles divulgavam os pensamentos de Mao Tsé-tung através do chamado Livro vermelho.

   Após a morte de Mao, entra no poder Deng Xiaoping, que promoveu o Programa das Quatro Modernizações, visando inovar a indústria, tecnologia, agricultura e ciência, provocando grande desenvolvimento chinês.


Coreia

 Depois de ser libertada da ocupação japonesa, em 1945, a Coreia foi ocupada pelos soviéticos e norte-americanos. Três anos depois foi dividida em Coreia do Norte (socialista) e Coreia do Sul (capitalista).
  Em 1950, a Coreia do Norte atacou a Coreia do Sul em surpresa. Os Estados Unidos mandaram tropas para apoiar os sul-coreanos, e os chineses entraram no lado do Norte, iniciando a Guerra da Coreia. O conflito durou até 1953, quando foi assinado o Armistício de Panmunjon, definitivamente dividindo a Coreia.
   Até hoje o conflito não teve um vencedor. Hoje a Coreia do Norte é muito temida, já que diz que possui armas nucleares e não assina nenhum tratado, ameaçando todo o mundo, lembrando o Terror Nuclear da Guerra Fria.

   No geral, a Coreia do Sul conseguiu se desenvolver muito mais do que a do Norte, visto a política capitalista que funcionou muito bem.


Cuba


  O socialismo também foi adotado por Cuba, que mantem esse sistema até hoje. Nesse período, Cuba era governada por corruptos e violentos ditadores.
  Fulgêncio Batista, em 1952, realizou um golpe de estado com o apoio dos Estados Unidos, proclamando uma violenta ditadura, que se estendeu até a Revolução Cubana.
   Opondo-se à situação, o advogado Fidel Castro tentaram tomar um quartel em Moncada, com o objetivo de conseguir armas para deter Batista. Fracassado, Fidel foi preso, porém conseguiu fugir para o México dois anos depois.

   Tempos depois, Fidel retorna à Cuba. Com o apoio de homens, destacando-se Che Guevara e Camilo Cienfuegos, chegaram ao poder em 1959.
   No poder, Fidel adotou uma série de medidas, como estatizações, reforma agrária, redução de alugueis etc.
   Os Estados Unidos, reagindo, cortaram relações comerciais, econômicas e diplomáticas com Cuba, promovendo o chamado Embargo Econômico.

   Quando o governo estadunidense soube que o governo de Fidel Castro estava estreitando relações com a URSS, que estava construindo uma base de lançamento de mísseis nucleares na ilha, impôs bloqueio aéreo e naval à ilha, ameaçando o uso de armas nucleares se a União Soviética continuasse com o projeto.
   A URSS acabou retornando os navios que levavam os mísseis. Este episódio ficou conhecido como Crise dos Mísseis, e foi um dos momentos mais tensos, já que havia uma grande chance de ocorrer uma guerra nuclear.

   Após a Guerra Fria, Cuba teve uma modesta reaproximação com os EUA.


Vietnã


   Similar a Coreia, o Vietnã também se dividiu em Norte e Sul em 1954, devido a vitória dos vietnamitas sob os franceses que dominavam o local, sendo Vietnã do Norte socialista e Vietnã do Sul, capitalista.
   Percebendo que o comunismo se espalhava pelo país, o governo de John Kennedy, dos Estados Unidos, enviou ao Vietnã do Sul mais de 500 mil soldados, com o objetivo de combater o avanço socialista, iniciando uma guerra entre os comunistas e o governo dos EUA, conflito chamado de Guerra do Vietnã.
   
   Os soldados dos EUA acabaram sendo forçados a se retirar do território, visto que a resistência dos comunistas era muito grande, e os protestos e perdas só aumentavam. Esta é considerada até hoje a única derrota militar dos Estados Unidos.
   Com o fim da guerra e a vitória dos comunistas, o país foi reunificado com um sistema socialista, chamado de República Socialista do Vietnã.

4 comentários:

  1. Tem um pedaço do texto que está incorreto: "Isso, mais a população...", o certo seria MAS.

    ResponderExcluir
  2. Opa, tá correto sim amigo, pois o mais está no sentido de adição. O imperador que se deixava levar + a população que trabalhava para sustentar a elite provocaram a Revolta. Muito obrigado pela visita e pelo comentário :)

    ResponderExcluir
  3. Com um novo cenário pós guerra, podemos perceber a divisão ideológica do capitalismo x socialismo. Analisar a influência dos Estados Unidos, e como o desenvolvimento do sistema econômico foi aceito pela maioria dos países.

    ResponderExcluir