Bom dia, boa tarde, boa noite pessoal! Estou trazendo hoje aqui o conteúdo sobre Relações Trigonométricas, este conteúdo faz parte da Trigonometria, uma área da matemática que estuda os triângulos, e é essencialmente utilizada em engenharias, arquitetura e etc.
Além disso, é um conteúdo bastante cobrado nos vestibulares e na prova do Enem, então espero estar explicando bem para vocês. Qualquer dúvida, basta comentar lá que responderei assim que possível. =D
Esse ramo das relações trigonométricas estuda a proporção dos triângulos retângulos, que é indicada através do seno, cosseno e tangente. Veja as fórmulas para cada um:
seno = cateto oposto / hipotenusa
cosseno = cateto adjacente / hipotenusa
tangente = cateto oposto / cateto adjacente
sábado, 17 de janeiro de 2015
Relações Trigonométricas
Em um triângulo retângulo, é considerado hipotenusa o lado maior do triângulo retângulo, que, no caso, está indicado por a. Os catetos são os lados menores do triângulo, que são b e c. Tanto b quanto c podem assumir o valor de cateto oposto ou adjacente. Isso dependerá do ângulo que eu queira realizar a fórmula.
Por exemplo, caso eu queria realizar o seno de alfa, b será considerado cateto adjacente, e c, cateto oposto, pois b forma um ângulo com alfa, e c não. Ao contrário do seno de beta, o c será o cateto adjacente, e b será o cateto oposto.
Algumas dessas proporções são muito utilizadas em cálculos, então foi criada uma tabela de ângulos notáveis, veja:
Caso queira mais informações, dicas, exemplos e exercícios com gabarito sobre o assunto, baixe a nossa apostila sobre o assunto em PDF ou Apresentação do PowerPoint (PPTX), dependendo de sua preferência. Veja os links para download aqui:
É isso galera, peço que baixem a apostila para uma descrição mais detalhada. Novamente, qualquer dúvida ou reclamação é só comentar aqui embaixo! Obrigado, e bons estudos! =)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário