Olá meus companheiros!
Suponho que essa seja a primeira publicação sobre gêneros textuais aqui no blogue. E o gênero que vamos conhecer mais um pouco hoje é o GÊNERO TEATRAL, que é representado por atores que participam de uma PEÇA. Pode ser dito que é, principalmente, um ROTEIRO.
Geralmente os textos desse gênero são uma base de tudo que será encenado durante a representação. É constituído de rubricas (aparecem entre parênteses e determinam uma ou mais ações) e não precisa-se obrigatoriamente de um narrador, pois os atores assumem um papel de destaque no trabalho realizado por meio de um discurso direto em concordância com outros recursos que tendem a valorizar ainda mais a modalidade em questão, como pausas, mímica, sonoplastia, gestos e outros elementos ligados à postura corporal.
Se assemelha muito com o GÊNERO NARRATIVO devido aos fatos, personagem e enredo, que sempre ocorre em um lugar qualquer.
A estrutura de um texto teatral é bem simples. Vejam.
Momento do texto em que os fatos iniciais são apresentados (Espaços, personagens e situação inicial).
Complicação
Momento do texto em que surge um problema gerando a ação dos fatos.
Momento do texto em que surge um problema gerando a ação dos fatos.
Clímax
Ponto de maior tensão do texto.
Ponto de maior tensão do texto.
Desfecho
Conclusão do Texto.
Conclusão do Texto.
Espero que essa publicação tenha lhes tirado todas as dúvidas sobre este gênero. Nós estamos aqui para aprender e caso tenham alguma dúvida sobre o GÊNERO TEATRAL ou discordou de alguma coisa da publicação (geralmente ocorrem erros nela), comentem! Obrigado por ler!
Quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014;
Nenhuma alteração;
Faça download de peças: clique aqui!
Fonte: Brasil Escola e Wikipédia.
~Igor









Nenhuma dúvida!! Muito bem explicado! :)
ResponderExcluir